São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

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Ação publicitária gera suspeita de bomba e para Ipanema

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

Uma ação publicitária sem noção de "timing" gerou ontem apreensão e transtorno em Ipanema, zona sul do Rio.
Duas grandes caixas de madeira, trancadas com cadeados, foram abandonadas nas duas principais praças do bairro, Nossa Senhora da Paz e General Osório.
No segundo caso, o objeto foi deixado a poucos metros de uma cabine de polícia, alimentando temores de que fosse uma bomba.
As caixas eram, na verdade, parte de ação publicitária da empresa P&G para divulgar uma promoção vinculada ao programa "Domingão do Faustão", da TV Globo.
Isso só foi revelado, porém, depois que o trânsito da Visconde de Pirajá, mais movimentada rua do bairro, foi desviado e o esquadrão antibombas da Polícia Civil foi ativado para detonar as duas caixas. A polícia exigirá ressarcimento da P&G pelos custos da operação.
Em nota, a empresa disse "lamentar profundamente pelo desconforto causado à população" e informou que a ação foi suspensa.
Apesar do susto, a população que acompanhou o desarme da "bomba" na General Osório reagiu ao episódio com mais sarcasmo do que medo. "A senha [do cadeado] é UPP!", gritou um homem.
Quando um policial mascarado do esquadrão antibombas chegou para instalar a garrafa com um líquido explosivo que seria usada para forçar a abertura da caixa, alguém gritou: "É o Mr. M!", em alusão ao mágico que fez sucesso no "Fantástico".
Os curiosos tiveram que deixar a praça para que a caixa pudesse ser aberta. Mas, do outro lado da rua, iniciaram uma contagem regressiva após a polícia acender o pavio da garrafa.
Um funcionário do metrô resumiu a situação a um homem que chegava da estação que fica na praça e perguntou o que havia na caixa: "Nada. Vento".


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