São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola pode trocar alegoria polêmica

da Reportagem Local

A escola de samba Águia de Ouro já preparou uma alternativa para o desfile no Sambódromo de São Paulo, caso representantes da Igreja Católica consigam impedir na Justiça a exibição de uma escultura da Virgem Maria.
Nesta semana, o bispo diocesano de Santo Amaro, dom Fernando Figueiredo, disse que a imagem era de mau gosto.
"Se houver uma liminar que nos proíba, já existe uma substituição que pode surpreender ainda mais. Para não haver problemas, todo mundo só vai saber na hora da concentração", disse o carnavalesco da escola, Paulo Führo.
A alegoria da Águia de Ouro é inspirada na obra La Pietá, de Michelangelo. A imagem mostra a Virgem Maria segurando no colo um índio em agonia, com sinais de crucificação. No original, em vez do índio, a Virgem carrega nos braços o filho morto.
Segundo Führo, a alegoria representa a imagem sacrificada da cultura indígena no Brasil.
Anteontem, representantes da Arquidiocese de São Paulo não compareceram à quadra da Águia de Ouro para ver a imagem, como tinham prometido. No final da tarde de ontem, eles se reuniram para discutir o assunto.


Texto Anterior: Blocos de SP recebem 5% da verba oficial para Carnaval
Próximo Texto: Músico acha bandas mais democráticas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.