São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultores divergem sobre financiamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O consultor Ryon Braga, da Hoper Consultoria, concorda com uma linha especial de financiamento para as universidades particulares. "O governo já diminuiu o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] dos automóveis. Também pode ajudar a educação."
Já o consultor Carlos Monteiro diz que o governo tem a "obrigação" de criar essa linha, "pois foi o setor privado quem assumiu a maior parte da educação superior em razão da ausência das vagas públicas".
O pesquisador Oscar Hipólito discorda: "Prefiro financiamento para os alunos. Assim, você garante que o recurso vai para onde deve ir".
"A maioria das instituições é familiar, sem reserva de caixa para aguentar a crise. Achamos ser justo que nós, que representamos 4 milhões de alunos, recebamos uma linha do BNDES, como tantos outros setores", disse Hermes Figueiredo, um dos representantes do fórum das instituições, que pediu a ajuda ao BNDES.
A Folha apurou que o Ministério da Educação, que será consultado pelo BNDES, recomendará que haja condições para os empréstimos: que os recursos sejam liberados só para instituições com boas notas nas avaliações de ensino ou que apresentem, detalhadamente, onde gastarão a verba. A pasta quer evitar desvio de recursos para outro fim. (FT e MP)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Médico formado no exterior terá exame padrão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.