São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio deve ter aumento de 6% no fim de março

DO "AGORA"

O governo federal definiu as regras de reajuste dos remédios para este ano no país. O aumento passa a valer em 31 de março e deve ser calculado de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de março de 2008 a fevereiro de 2009. O índice é registrado pelo IBGE.
A resolução para o reajuste foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). Como o índice de fevereiro só será divulgado entre os dias 8 e 11 de março, o professor de economia Newton Conde, da Conde Consultoria, fez uma projeção e chegou ao índice de 6% para o reajuste dos remédios.
O cálculo do aumento vai levar em conta também a variação de custos do setor.
Ao todo, existem 15.895 tipos de remédios, sendo que 3.678 deles são genéricos.
No ano passado, o reajuste dos medicamentos, que começou a valer em abril, chegou a 4,61% -foram definidas três faixas de aumento (2,52%, 3,56% e 4,61%).
A maior parte das farmácias só aplica o aumento após a ABCFarma (associação do comércio farmacêutico) publicar uma revista com os novos preços, que deve chegar aos estabelecimentos na primeira semana de abril.


Texto Anterior: Médico formado no exterior terá exame padrão
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.