São Paulo, quinta-feira, 26 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

SEGURANÇA PÚBLICA

Novo comandante-geral da PM assume no próximo dia 15

DA REPORTAGEM LOCAL

O coronel Álvaro Camilo, 47, foi anunciado ontem pela Secretaria da Segurança Pública como o novo comandante da Polícia Militar. Ele substituirá Roberto Diniz que, por força de lei, entra para a reserva no dia 15 ao completar cinco anos de coronelato. A troca de comando ocorrerá nesse dia.
Camilo será o responsável pelo comando de cerca de 130 mil homens no Estado, incluindo o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Ambiental. O coronel está há 30 anos na PM e trabalhou nos bombeiros, na área de tecnologia da PM e na Coordenadoria de Análise e Planejamento da secretaria.
Comandava desde 2007 a PM na região central da cidade onde, segundo a Segurança Pública, ajudou a reduzir os índices de criminalidade -entre eles o roubo de veículos em 28,3%. Não é possível, porém, confirmar esses dados porque não são divulgadas estatísticas por região.
Desde que assumiu a pasta na semana passada, o novo secretário Ferreira Pinto já trocou o delegado-geral Maurício Freire e deve anunciar novas mudanças.
Em 2007, sob o comando do coronel Camilo, a PM reprimiu um protesto de punks na avenida Paulista. Houve confronto. Na época, a Folha flagrou um dos manifestantes, já rendido, ser agredido por PMs diante do coronel. Por meio de nota, a PM afirmou ontem que "durante o protesto dos punks, em 2007, foi necessário o uso moderado e gradativo da força policial, uma vez que vários estabelecimentos foram depredados". (ROGÉRIO PAGNAN e ANDRÉ CARAMANTE)


Texto Anterior: Rio: Polícia apreende 1 tonelada de maconha na Rocinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.