São Paulo, Sexta-feira, 26 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso cria disputa interna

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

O caso da máfia dos fiscais gerou uma disputa interna por poder na Polícia Civil paulista.
O que está em jogo é a manutenção do prestígio da cúpula da polícia, recentemente indicada pelo atual secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, e a recuperação do poder pelo grupo forte na gestão do ex-secretário José Afonso da Silva.
Em dezembro do ano passado, promotores que hoje acompanham o caso se reuniram com o então secretário-adjunto Luiz Antonio Alves de Souza para pedir a colaboração na Polícia Civil na investigação do incipiente caso dos fiscais.
Segundo a Folha apurou, os promotores teriam sugerido os delegados Itagiba Franco e Mauro Marcelo Lima e Silva.
Souza acatou o pedido de colaboração, mas disse que não admitiria indicação de nomes.
Surgiram então as indicações de Romeu Tuma Jr. e Naief Saad Neto, propostas pelo então diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Eduardo Hallage, e prontamente aceitos pela secretaria.
Tuma Jr. e Naief eram pessoas ligadas a Hallage, que, por sua vez, era homem de confiança do secretário e do adjunto.
No início do ano houve a substituição dos secretários e o grupo de Hallage perdeu prestígio. Ele foi tirado do Decap, considerado a vitrine da Polícia Civil, e transferido para o Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos).
Tuma Jr. e Naief acompanharam o chefe, mas continuaram nas investigações.
Há poucos dias, Tuma Jr. ameaçou pedir férias se não fosse aumentada a estrutura de investigação. As sucessivas reivindicações foram recebidas pela secretaria como forma de desgastar o delegado-geral, Marco Antônio Desgualdo.
A indicação de Itagiba Franco para o caso -escolha pessoal do secretário e de seu adjunto- sinalizaria que a cúpula da Segurança Pública quer se fazer presente na base da apuração da máfia dos fiscais. Ao mesmo tempo, cada concessão feita ao grupo que perdeu o poder significa o fortalecimento dele dentro da corporação.


Texto Anterior: Tuma Jr. deixa apuração e alega desprestígio
Próximo Texto: Engenheiro nega coação da Enterpa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.