São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Desmatamento é investigado

TV Globo é acusada de destruir área protegida

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade pela abertura de uma estrada numa área de proteção ambiental em Cabo Frio, a 154 km do Rio. O acesso foi aberto para gravar uma cena da novela "Porto dos Milagres", da TV Globo.
Segundo o promotor Luciano Matos, a estrada, de cerca de 550 metros, foi aberta por um trator num platô da praia das Conchas, tombada pela prefeitura em 1989. A denúncia foi feita por membros da associação de moradores "Ama Cabo Frio".
Conforme as investigações, o trator foi cedido pela Secretaria de Obras de Cabo Frio, a pedido da TV Globo. A estrada foi aberta à beira de um penhasco -no local, havia apenas uma trilha.
O objetivo da emissora era filmar uma cena da novela em que o personagem Guma, interpretado por Marcos Palmeira, dirige uma camionete e despenca do morro. A cena foi ao ar na segunda-feira.
"A TV Globo tinha autorização do Ibama para afundar o veículo, desde que ele estivesse sem gasolina nem óleo. Ela não tinha, entretanto, nenhuma autorização para abrir uma estrada naquela região", diz o promotor.
Matos já ouviu os secretários de Obras e Meio Ambiente de Cabo Frio. Walter Bessa, de Meio Ambiente, disse não ter recebido qualquer solicitação para a obra.
O secretário de Obras, Carlos Santana, confirmou que cedeu o trator e um operador à emissora, que havia pedido para melhorar o acesso ao morro. Segundo ele, no local existe apenas uma vegetação rasteira, que pode ser recuperada "só jogando terra em cima".
O ambientalista Ernesto Galiotto, que mora na cidade há 30 anos, discorda. "Aquela é uma área de natureza praticamente intacta, com vegetação rasteira, arbustos e cactos, e a recuperação, se não for feita logo, pode ser irreversível." Segundo ele, as últimas chuvas na região já iniciaram um processo de erosão na área.


Texto Anterior: Chuva matou 7 em Fortaleza
Próximo Texto: Outro lado: Para emissora, não houve crime ambiental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.