São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores de arte podem se inscrever até quarta em concurso

Prêmio Arte na Escola Cidadã selecionará boas iniciativas no ensino da arte

DA REPORTAGEM LOCAL

Professores que dão aulas de arte em escolas públicas e particulares de todo o país têm até esta quarta-feira para se inscrever no Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, e pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).
Cada professor vencedor -ou grupo de professores, se for o caso- ganhará R$ 7.000. As suas escolas também receberão um prêmio em dinheiro, de R$ 3.000. No total, serão premiados seis projetos.
O objetivo do concurso é encontrar e valorizar boas iniciativas no ensino da arte em sala de aula, incluindo artes visuais, dança, música e teatro. A premiação é anual e está em sua nona edição.
Um dos projetos premiados no ano passado foi o de uma professora do Rio de Janeiro que, com os estudantes, transformou a escola, por três dias, numa reprodução da Bienal de São Paulo.
Mirca Bonano, coordenadora do prêmio, diz que muitos colégios ainda tratam a arte equivocadamente como uma atividade secundária. "Há escolas que usam as aulas de arte para construir presépio, fazer decoração de festa junina. Essa visão é retrógrada", afirma.
De acordo com o Instituto Arte na Escola, a arte precisa ser valorizada, porque, entre outras razões, ajuda o estudante a enfrentar situações de maneira flexível e a formular respostas com imaginação.
As inscrições devem ser feitas pelo site do concurso (www.artenaescola.org.br/ premio). Hoje e amanhã, os organizadores tirarão as dúvidas dos professores, das 10h às 17h, pelo telefone 0/xx/11/ 3103-8062 e pelo e-mail premio@artenaescola.org.br.
Até o momento, o Instituto Arte na Escola recebeu 470 projetos. Outros 1.013 estão em fase de finalização da inscrição.
Os projetos pré-selecionados serão divulgados na última semana de maio. Os vencedores serão conhecidos em setembro. Os prêmios serão entregues no mês seguinte, numa cerimônia na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.
Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2, ensino médio e educação de jovens e adultos.
Neste ano, um prêmio especial será dado ao melhor trabalho, de qualquer nível de ensino, que tiver o meio ambiente como tema.
O prêmio tem patrocínio da Fundação Iochpe, do Banco do Planeta (Bradesco) e do Ministério da Cultura, além do apoio do Ministério da Educação, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da revista "Pátio".


Texto Anterior: Dara tem doença que afeta um em cada três cães
Próximo Texto: Vôo com balões: Marinha diz que busca a padre desaparecido dura só até hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.