São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

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Moema é a região com mais carros na cidade

Segundo pesquisa, entre os 20 bairros que lideram ranking de moradias com mais automóveis, só um está fora do centro expandido

Em 15 das 20 regiões onde as casas têm mais veículos, maioria das famílias ganha mais de R$ 5.700 por mês, a maior faixa de renda aferida


RICARDO SANGIOVANNI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

É do Jardim Luzitânia, área nobre do distrito de Moema, na zona sul de São Paulo, o título de bairro campeão em quantidade de carros por família na capital: uma em cada quatro tem três ou mais automóveis na garagem -bem acima da média da cidade, onde a cada 50 famílias, só uma atinge essa marca.
Entre os 96 distritos da cidade (que agregam mais de um bairro), Moema tem a maior densidade de veículos por morador. Para cada carro há em média apenas dois moradores, enquanto a média geral da cidade é de cinco por carro. Os dados são da pesquisa O/D (Origem/Destino) 2007 do Metrô.
O Jardim Luzitânia é seguido de perto por outros bairros também tidos como "ricos", como o Real Parque e a região do Jóquei Clube, ambos no distrito do Morumbi, na zona sul, e o Pacaembu, no distrito da Consolação, no centro da cidade.
Com base na pesquisa, a Folha mapeou a distribuição da frota de cerca de 2,1 milhões de automóveis particulares da cidade -a quantidade é menor que os 4,7 milhões cadastrados no Detran, já que não inclui as frotas pública e de empresas, nem veículos fora de uso.
Famílias de 308 áreas da cidade (de um total de 320) foram entrevistadas -na maioria das vezes, cada área corresponde a um bairro, e cada família corresponde a uma moradia.
Em 15 das 20 zonas onde as casas têm mais carros, mais da metade das famílias ganham mais de R$ 5.700 por mês (a maior faixa de renda aferida). Nas outras cinco, a maioria ganha acima de R$ 3.040 (segunda maior faixa). Das 20, só uma fica longe do centro expandido: o Tremembé (zona norte).
Além da renda média familiar, apontada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos como principal explicação para a distribuição da frota de veículos por região, técnicos em transportes, urbanistas e os próprios moradores dessas áreas apontam outros motivos.
Os principais são: 1) a falta de uma política adequada de uso e ocupação do solo, que favorece construções de alto padrão (muitas com mais de três vagas na garagem) em áreas adensadas; e 2) a vantagem do automóvel sobre o transporte público em termos de tempo, conforto e acesso às linhas.
Além disso há, é claro, o gosto pelo carro. Segundo a pesquisa DNA Paulistano, feita pelo Datafolha em 2008, quem mais reclama do trânsito na cidade são os moradores dos 11 distritos que concentram as áreas com mais carros na garagem.
Em Moema, 26% acham o trânsito o principal problema do local. No Morumbi, onde ficam um quinto das 20 áreas com mais carros, são 17%. A Vila Leopoldina (oeste), que abriga duas áreas campeãs em carros, é também a campeã de reclamações: 30% dizem que o trânsito é seu grande calo. A média da cidade é 11,9%.


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