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Moema é a região com mais carros na cidade
Segundo pesquisa, entre os 20 bairros que lideram ranking de moradias com mais automóveis, só um está fora do centro expandido
Em 15 das 20 regiões onde
as casas têm mais veículos,
maioria das famílias ganha
mais de R$ 5.700 por mês, a
maior faixa de renda aferida
RICARDO SANGIOVANNI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
É do Jardim Luzitânia, área
nobre do distrito de Moema, na
zona sul de São Paulo, o título
de bairro campeão em quantidade de carros por família na
capital: uma em cada quatro
tem três ou mais automóveis na
garagem -bem acima da média
da cidade, onde a cada 50 famílias, só uma atinge essa marca.
Entre os 96 distritos da cidade (que agregam mais de um
bairro), Moema tem a maior
densidade de veículos por morador. Para cada carro há em
média apenas dois moradores,
enquanto a média geral da cidade é de cinco por carro. Os dados são da pesquisa O/D (Origem/Destino) 2007 do Metrô.
O Jardim Luzitânia é seguido
de perto por outros bairros
também tidos como "ricos", como o Real Parque e a região do
Jóquei Clube, ambos no distrito do Morumbi, na zona sul, e o
Pacaembu, no distrito da Consolação, no centro da cidade.
Com base na pesquisa, a Folha mapeou a distribuição da
frota de cerca de 2,1 milhões de
automóveis particulares da cidade -a quantidade é menor
que os 4,7 milhões cadastrados
no Detran, já que não inclui as
frotas pública e de empresas,
nem veículos fora de uso.
Famílias de 308 áreas da cidade (de um total de 320) foram entrevistadas -na maioria
das vezes, cada área corresponde a um bairro, e cada família
corresponde a uma moradia.
Em 15 das 20 zonas onde as
casas têm mais carros, mais da
metade das famílias ganham
mais de R$ 5.700 por mês (a
maior faixa de renda aferida).
Nas outras cinco, a maioria ganha acima de R$ 3.040 (segunda maior faixa). Das 20, só uma
fica longe do centro expandido:
o Tremembé (zona norte).
Além da renda média familiar, apontada pela Secretaria
de Transportes Metropolitanos como principal explicação
para a distribuição da frota de
veículos por região, técnicos
em transportes, urbanistas e os
próprios moradores dessas
áreas apontam outros motivos.
Os principais são: 1) a falta de
uma política adequada de uso e
ocupação do solo, que favorece
construções de alto padrão
(muitas com mais de três vagas
na garagem) em áreas adensadas; e 2) a vantagem do automóvel sobre o transporte público em termos de tempo, conforto e acesso às linhas.
Além disso há, é claro, o gosto
pelo carro. Segundo a pesquisa
DNA Paulistano, feita pelo Datafolha em 2008, quem mais reclama do trânsito na cidade são
os moradores dos 11 distritos
que concentram as áreas com
mais carros na garagem.
Em Moema, 26% acham o
trânsito o principal problema
do local. No Morumbi, onde ficam um quinto das 20 áreas
com mais carros, são 17%. A Vila Leopoldina (oeste), que abriga duas áreas campeãs em carros, é também a campeã de reclamações: 30% dizem que o
trânsito é seu grande calo. A
média da cidade é 11,9%.
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