UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia fará a reconstituição da morte de 4 moradores no Borel

DA SUCURSAL DO RIO

O delegado Orlando Zaccone, responsável pela investigação de quatro mortes durante uma operação da PM no morro do Borel, disse que fará a reconstituição do crime e ofereceu proteção a testemunhas. A reconstituição irá esclarecer as circunstâncias das mortes ocorridas em 16 de abril.
Os laudos cadavéricos revelaram que as vítimas receberam tiros nas costas, nas pernas e nos braços -indício, segundo a polícia, que reforça a versão dada pelos moradores de que os quatro teriam sido executados por PMs do 6º Batalhão, da Tijuca. Segundo eles, os quatro não tinham ligação com o tráfico de drogas.
Os PMs afirmaram, ao depor na Corregedoria, que os mortos eram traficantes armados e reagiram à prisão. O caso está sendo acompanhado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Já foi ouvido um rapaz ferido na operação. Segundo ele, as vítimas foram detidas pelos PMs, levadas para um beco e mortas.

Índice de criminalidade
O caso foi registrado como auto de resistência (morte em suposto confronto com a polícia). Em abril, foram 125, 78,57% a mais que no mesmo mês de 2002.
Para o secretário Anthony Garotinho (Segurança), a polícia está retomando "o controle da situação". Com base em dados da Secretaria Nacional de Segurança, disse que o Rio "está longe de ser o Estado mais violento do Brasil".
Os índices de abril, que devem ser publicados hoje no "Diário Oficial", mostram que, na comparação com abril de 2002, houve redução de homicídios (13,46%), latrocínios (51,72%), roubos de carga (33,99%) e a banco (28,57%). Subiram os roubos com condução da vítima (42,3%) e os sequestros (de 2 para 3 casos, 50%). Os roubos em ônibus aumentaram 0,78%. (FERNANDA DA ESCÓSSIA)

Texto Anterior: Segurança: Enterro vira protesto antiviolência no Rio
Próximo Texto: Panorâmica - Pedágio: Irmãos roubam com arma de brinquedo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.