São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

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Urbanista é a favor do pedágio urbano

Para Candido Malta, pedágio estimula o transporte público

DA REPORTAGEM LOCAL

O urbanista Candido Malta fez um estudo de infraestrutura de transporte dos distritos de São Paulo para subsidiar a revisão dos estoques de potencial construtivo em estudo na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para ele, é preciso incentivar o uso do transporte coletivo, permitindo o adensamento de partes da cidade, e criar o pedágio urbano, restringindo uso de carros.

 

FOLHA - Dos dez distritos que mais se adensaram, em nove o maior problema é trânsito.
CANDIDO MALTA
- Claro. O pressuposto de quando você adensa é que haverá a preferência pelo transporte coletivo. Se continua pelo automóvel, o resultado é congestionamento maior.

FOLHA - E por que não houve preferência pelo transporte coletivo?
MALTA
- A oferta é insuficiente, tem de ser ampliada. Por outro lado, sabemos que a preferência pelo carro é maciça numa certa camada de poder aquisitivo alto. Essa combinação resulta no prédio alto produzindo congestionamento. O prédio alto poderia não produzir, se invertesse esses dois fatores.

FOLHA - O que o senhor propõe no trabalho para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano?
MALTA
- O adensamento nas faixas ao longo do metrô.

FOLHA - Como estimular o transporte público?
MALTA
- Com pedágio urbano.

FOLHA - Há outras alternativas?
MALTA
- Há, mas o pedágio é a mais efetiva. Ninguém escapa. Quer cidade mais bem estruturada que Londres? Agora Nova York deve também utilizá-lo e São Francisco, na Califórnia, também está pensando.


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