São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIPOASPIRAÇÃO

ES confirma mais três casos de infecção por micobactéria

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou, na última sexta-feira, mais três casos de infecção por micobactéria durante lipoaspirações neste ano no Estado. Com isso, subiu para 15 o número de casos confirmados.
Todos os registros ocorreram na clínica particular Kuster, que fica em Vila Velha (região metropolitana de Vitória). As 15 pacientes infectadas realizaram cirurgias de lipoaspiração, lipoenxertia (injeção de gordura para suavizar rugas ou sulcos), mamoplastia e abdominoplastia, de abril a julho.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, as pacientes apresentam secreção e vermelhidão no local do corte cirúrgico. Outros 16 casos suspeitos estão sendo investigados no Estado.

Outro lado
Em nota enviada à reportagem, a Kuster afirmou que "todos os procedimentos realizados na clínica seguem as boas práticas e diretrizes recomendadas pela literatura médico-científica e as normas técnicas vigentes".
No último dia 6, por causa das infecções, as lipoaspirações foram suspensas nas 41 clínicas e hospitais que podem realizar o procedimento no Estado, mas foram liberadas posteriormente em 11 unidades. Os procedimentos na clínica Kuster continuam suspensos.


Texto Anterior: Saúde: Médicos da Santa Casa de Belém entram em greve
Próximo Texto: Hospital: SP dará R$ 95 mi para ampliação do Instituto do Câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.