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Setor diz que anunciantes vão respeitar o bom-senso
Pelo acordo, produtos com valor nutritivo poderão ser anunciados normalmente
Fabricantes dizem que vão definir até o final deste ano o critério de alimento nutritivo para a veiculação de propaganda na mídia
DA REPORTAGEM LOCAL
COLUNISTA DA FOLHA
A regra de não veicular propaganda voltada ao público infantil em programas cuja audiência na faixa de zero a 12
anos seja igual ou superior a
50% não será o único critério a
ser usado pela indústria alimentícia, afirmou Rafael Sampaio, vice-presidente executivo
da ABA (Associação Brasileira
de Anunciantes).
"Acredito que vai prevalecer
o bom-senso por parte dos
anunciantes. Ao ver que um
programa ou uma mídia, um gibi, é voltado para criança, não
irá anunciar", diz Sampaio.
"O setor de alimentação é
realmente responsável e preocupado em agir da melhor maneira", afirma o presidente da
Abia (Associação Brasileira das
Indústrias da Alimentação),
Edmundo Klotz.
O presidente da PepsiCo Brasil, divisão de alimentos, Otto
von Sothen, empresa que também participa do acordo, confirma. "Não anunciaremos na
programação infantil. Em outros programas, apenas produtos com maior valor nutritivo."
Pelo acordo, produtos que
atendam a critérios nutritivos
específicos poderão continuar
sendo anunciados.
Até o fim do ano, as empresas
vão definir qual será o critério
de alimento nutritivo. A Nestlé,
por exemplo, diz que, em países
onde já há medidas semelhantes, ela anuncia leite fermentado para crianças, mas não faz
propaganda de chocolate.
Sobre o fato de o acordo ser
anunciado pouco antes de a Anvisa divulgar a nova regulamentação, Klotz diz que foi a
indústria quem iniciou essa
discussão há alguns anos e várias medidas já são seguidas
-algumas regras do Conselho
Nacional da Autorregulamentação Publicitária.
Ele negou que a indústria
queira criar uma autorregulamentação já prevendo regras
mais duras por parte da Anvisa.
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