São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

INGRID SCHMIDT GRAEL (1930-2008)

De miss a matriarca da vela brasileira

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ela era a "nossa matriarca da vela", Ingrid Schmidt Grael. Mãe de Torben e Lars Grael (e suas sete medalhas olímpicas), ela ria, sempre que o filho dizia ser ela -não ele ou o irmão -, a maior medalhista em Olimpíadas do país. "O que ela adorava", diz o filho. "Nenhuma mãe tem mais medalhas do que eu."
Ingrid cresceu com os pés no barco, o vento no rosto e o sol queimando a pele clara. O pai era um engenheiro dinamarquês (campeão europeu de hipismo), que veio para o Rio trabalhar. "Mas chegou, viu a baía de Guanabara e, cavalo que nada, foi é velejar." Comprou o barco Aileen e sobre ele ensinou duas gerações de campeões.
"Nossa tradição na vela veio dela", diz um dos três filhos. "Pois a infância dela, assim como a nossa, foi em torno do barco." Parecia hereditário. Dois irmãos (gêmeos) de Ingrid foram campeões mundiais de vela; a irmã competia, assim como ela - que também fazia esgrima, salto ornamental e nadava.
Tanto que ganhou o concurso de "Rainha da Primavera", que unia esporte e beleza no Rio -e beleza, de fato, ela tinha. Ingrid foi Miss Niterói, Miss Estado do Rio de Janeiro e competiu no Miss Brasil, nos anos 50.
O tempo passou e ela virou professora de inglês e avó de cinco netos; mas "tinha tanta energia" que,, nas folgas, "pegava o carro e ia até a Patagônia". Morreu de câncer, aos 70, na segunda, primeiro dia da primavera. "É que, uma vez rainha, sempre rainha."

obituario@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Agências são acusadas de subornar famílias para pescar tucunarés
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.