São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos citam Estado em planos

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa dos candidatos José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) para conter enchentes na cidade vêem o governo do Estado como um dos principais parceiros. Porém, enquanto Serra destaca a necessidade de "parcerias entre prefeitura e governo estadual", Marta fala em "cobrar responsabilidades" desse mesmo governo.
De acordo com o programa de Serra disponibilizado na internet, a intenção do tucano é "estender" a parceria às demais bacias críticas de São Paulo, que já têm plano diretor de macrodrenagem, como Ipiranga, Mooca e Moinho Velho.
O tucano propõe, ainda, a disponibilização de áreas pela prefeitura. Ao Estado caberia a realização das obras. Para Serra, é necessário unificar a gestão de drenagem na prefeitura, "hoje espalhada por vários órgãos", segundo afirma. Outra medida que deverá ser implementada pelo candidato, caso seja eleito, é "rever as normas de licenciamento e intensificar ações educativas e de fiscalização para coibir os loteamentos e obras que causam erosão e assoreamento dos córregos e rios".
Marta cobra participação do Estado para a solução do problema das enchentes e reivindica recursos do governo federal. Em seu programa de governo, também disponível na internet, a candidata afirma que "poderá, ainda, dar largada ao Programa de Drenagem Urbana e Resgate Social (Drenus)". Esse projeto, de acordo com a Secretaria de Infra-Estrutura, está em análise nas áreas financeiras do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial.
O investimento do Drenus está orçado em US$ 630 milhões, suficientes para a construção de 19 piscinões, três diques, intervenções na recuperação de 42 km do sistema viário e tratamento com aprofundamento da calha, recuperação e estabilização das margens e canalização de 23 córregos da cidade no prazo de cinco anos.


Texto Anterior: "Não sabia se devia pular"
Próximo Texto: Torneira seca: Desconto em conta de água é suspenso em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.