São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias não são apuradas

DA REPORTAGEM LOCAL

De cada quatro denúncias que a Ouvidoria da Polícia recebe sobre pontos-de-venda de drogas, três não são investigadas, segundo o ouvidor Benedito Domingos Mariano.
A Ouvidoria recebe em média uma denúncia por dia apontando a existência de pontos-de-venda de droga.
Entre janeiro de 1996 e setembro deste ano, foram 1.813 reclamações. 90% dos pontos denunciados funcionam na periferia de São Paulo, segundo o ouvidor Mariano.
"Ocorreram só cerca de 200 prisões a partir dessas denúncias. É muito pouco. Na maioria dos casos, a apuração é mal feita", diz o ouvidor.

Queixas
Fora as denúncias contra policiais (abuso de autoridade e conduta inadequada), as reclamações sobre pontos-de-venda de droga lideram o número de queixas na Ouvidoria.
"O tráfico é o crime que mais apavora a população que procura a Ouvidoria", diz Mariano.
Quando a investigação é bem sucedida, aparece outro problema da polícia, segundo o ouvidor: o traficante apanhado é "bagrinho", de pequeno porte.
"A polícia não aprendeu a fazer investigação técnica para chegar ao comando do tráfico. Ela só ataca a parte visível", diz.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Nomes são omitidos para evitar represálias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.