São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF investiga sumiço da Miss Brasil 2002

Os pais de Taiza Thomsen dizem que o último contato foi em setembro do ano passado, quando ela estava na Inglaterra

Delegado da PF diz que pedirá ajuda da Interpol e a quebra do sigilo telefônico da catarinense, para ajudar nas investigações

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Federal investiga o desaparecimento da Miss Brasil Taiza Thomsen, 24. Vice-campeã do concurso em 2002, ela assumiu a faixa após a desclassificação da vencedora, Joseane Oliveira.
Desde então, ela viveu em São Paulo, Bélgica e Londres -onde fez o último contato com a família, em setembro.
A família dela, que mora em Joinville (180 km de Florianópolis), acionou a PF na quinta-feira -além da ausência de telefonemas, Taiza deixou de movimentar uma conta bancária, onde o pai fazia depósitos mensalmente para ela.
O delegado da PF em Joinville Marcos Salem disse que já informou a Interpol (polícia internacional) sobre o desaparecimento dela.
Ele também irá pedir informações às polícias britânica e belga e diz que planeja entrar em contato com outras autoridades européias. Também disse que irá solicitar a quebra do sigilo telefônico dela.
"Pode ter acontecido de tudo. Há uma menina que sumiu. Ela pode não querer falar com o pai. Pode ter morrido. Ela pode estar doente. Pode ter sido raptada. No começo da investigação, todas as hipóteses são consideradas", disse o delegado.
Segundo o delegado, nem mesmo os pais "sabem bem o que aconteceu".
A família de Taiza não quis dar declarações à imprensa ontem. Segundo reportagem do jornal "Gazeta de Joinville", os pais da Miss Brasil disseram que, nos últimos contatos, em setembro passado, ela deixou a impressão de estar sob ameaça.
Além dos pais, amigos de Taiza também dizem que ela sumiu sem dar maiores explicações. Uma amiga, que é modelo e a conheceu em um evento em Santa Catarina, afirmou que conversava com ela pelo MSN (programa de mensagens instantâneas pela internet).
A reportagem ligou na loja de automóveis do pai de Taiza em Joinville, mas funcionários disseram que ele não estava e que havia deixado o celular no local, justamente para que não o encontrassem.

Concurso
Taiza ficou em segundo lugar no concurso Miss Brasil 2002, mas ganhou o título após a vencedora, Joseane Oliveira, admitir que era casada -o que é proibido pelo regulamento da competição. A revelação aconteceu após Joseane participar da terceira edição do "Big Brother Brasil", da TV Globo.
Taiza é natural de Joinville e começou a cursar jornalismo, mas não chegou a se formou. Ela também foi eleita Miss Santa Catarina.
Ainda como vice-campeã do Miss Brasil, Taiza disputou o Miss Mundo na Nigéria em 2002, quando 200 pessoas morreram em confrontos iniciados por muçulmanos enfurecidos com o fato de o país ser a sede do concurso. Ela se declarava "assustada" e contou que não podia sair do hotel. A competição foi transferida para Londres. À época, a mãe da miss, Ângela, disse ao jornal "Agora" que a filha era uma adolescente tímida.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.