São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

12 Estados têm queda nos casos de dengue no ano

MATHEUS PICHONELLI
CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

Enquanto no Rio de Janeiro os casos de contaminação por dengue neste ano já superaram, em menos de três meses, os registrados em todo o ano passado, ao menos 12 Estados do país, além do Distrito Federal, tiveram queda nas notificações.
Levantamento feito pela Folha em 20 Estados mostra que houve redução nos casos registrados em SC, PR, RS, SP, MG, PB, PE, MA, PI, TO, MT e MS.
Oito Estados apontam crescimento: ES, AL, BA, RN, SE, CE, PA e GO.
A maior redução foi em São Paulo, onde houve queda de 98% nos casos.
De janeiro a março de 2007, foram 40.760 casos (90.252 em todo o ano); neste ano, 917.
A Secretaria da Saúde paulista atribui o resultado ao aumento de investimentos e ações com municípios que, em 2007, eram considerados mais problemáticos. Nos outros Estados vizinhos do Rio de Janeiro, a situação é diversa. Enquanto no Espírito Santo houve um aumento de 23%, em Minas Gerais, a queda foi de 60,5%.
No Sul, Santa Catarina contabiliza apenas 13 pessoas com suspeita de dengue, segundo a Secretaria da Saúde. Em todos os casos, as vítimas contraíram o vírus em outros Estados, como ocorreu em 2007, quando foram 49 notificações de janeiro a março.
Campo Grande, conhecida como a "capital brasileira da dengue", teve 45 mil casos suspeitos da doença no primeiro trimestre de 2007. Neste ano, foram, até agora, 669 -queda de 98,5%.
Entre os que pioraram a situação no último ano, o caso mais grave é o do Rio Grande do Norte, que teve aumento de 151,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, já foram 6.780 notificações, contra 2.692. Das 364 pessoas com suspeita de dengue hemorrágica, houve 58 confirmações.
Onze pessoas morreram supostamente em decorrência da doença.


Colaborou RODRIGO VARGAS, da Agência Folha, em Campo Grande

Texto Anterior: Mortes por dengue no RJ chegam a 54 no ano
Próximo Texto: União também cortou verbas antidengue
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.