São Paulo, sábado, 27 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Ladeira do século 17 é destruída em protesto em cidade do Espírito Santo

JEAN-PHILIP STRUCK
DA AGÊNCIA FOLHA

Moradores de São Mateus (220 km de Vitória) destruíram na quarta-feira uma ladeira construída no século 17. O objetivo foi protestar contra a degradação do centro histórico da cidade.
Mais de 100 m2 da ladeira São Gonçalo, uma das principais ligações entre o porto e a parte mais moderna do município, conhecida como "cidade alta", foram destruídos, e as pedras arrancadas foram empilhadas num canto da via.
A ladeira foi construída por escravos na época da colonização, quando a cidade histórica de São Mateus foi um dos principais portos de entrada para o tráfico negreiro, e estava protegida pelo Patrimônio Histórico do ES desde 1976.
A destruição foi promovida pela Associação de Moradores do Bairro Porto em protesto contra as condições da via e dos casarões tombados.
A subsecretária do Patrimônio Histórico do ES, Anna Luzia Saiter, diz considerar as reivindicações legítimas, mas que o método usado foi equivocado. Ela afirma que já havia agendado reunião com os moradores para 14 de abril.
A Folha tentou entrar em contato com Vanilton Barros, presidente da Associação de Moradores, deixou recado, mas ele não ligou de volta.


Texto Anterior: Uso adicional de termelétricas custou R$ 12 mi
Próximo Texto: Médicos são acusados de perseguir militar gay
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.