São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendaval vira ônibus e mata dois trabalhadores rurais em Palmital

DO "AGORA"

Um vendaval de grandes proporções foi o responsável por uma tragédia incomum na área rural da pequena cidade de Palmital (a 398 km de São Paulo), na região de Assis, no oeste do Estado. A ventania, que pode ter ultrapassado os 70 km/h, arrastou por cerca de 40 metros um ônibus com bóias-frias, deixando duas pessoas mortas e 42 feridas.
A tempestade atingiu a cidade na manhã de anteontem e, segundo meteorologistas, durou pelo menos três horas. Às 13h, a chuva e os ventos eram tão fortes que cerca de 50 bóias-frias tiveram de interromper o corte de cana-de-açúcar na fazenda São Joaquim.
O grupo procurou abrigo dentro de um ônibus da fazenda que faz o transporte dos trabalhadores. Ele estava estacionado próximo ao canavial. Instantes depois, uma forte rajada de vento atingiu o veículo, com 44 pessoas.
"O teto do ônibus começou a chacoalhar e todos os vidros estouraram. De repente, o ônibus saiu do chão e começou a rodopiar. Enquanto uns gritavam por socorro, outros eram atirados pelas janelas", disse Maria de Lurdes Morgante Almeida, 46.
Os cerca de dez trabalhadores que não conseguiram chegar até o coletivo tiveram de se agarrar a pés de cana para não serem arrastados pelo vendaval. Foram eles que ajudaram a socorrer os feridos. Muitas das vítimas ficaram presas nas ferragens do veículo.
As vítimas foram transportadas a hospitais por motoristas que passaram pelo local e por ambulâncias. Dois dos bóias-frias, entretanto, morreram no local: Sidiney Diniz, 37 anos, e Adão Dario de Souza Pereira, 33. No final da manhã de ontem, duas mulheres continuavam internadas, mas não corriam risco de morte.
O grupo é de Itambaracá (PR) e estava na cidade apenas para fazer o corte da cana.


Texto Anterior: Clima: Temperatura pode atingir 6C hoje em SP
Próximo Texto: Ciclone e frente fria derrubam termômetros a quase 0C no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.