São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Justiça tira invasores de conjunto habitacional dominado por milícia

Criminosos do Rio cobravam aluguel e serviços de moradores

FÁBIO GRELLET
MARCO ANTÔNIO MARTINS

DO RIO

Cumprindo ordem da Justiça Federal, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura do Rio desalojaram ontem 143 famílias de um conjunto habitacional em Campo Grande, zona oeste, construído com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo a polícia, o empreendimento foi invadido por milicianos do grupo conhecido como Liga da Justiça, em fevereiro. A milícia cobrava R$ 20 pelo aluguel.
Levantamento da Folha mostra que, das 3.000 famílias retiradas de áreas de risco na cidade em 2010 e incluídas no programa, 2.500 foram deslocadas para áreas dominadas por milicianos.
O deslocamento de populações para áreas de milícias deve permanecer. Jacarepaguá, Guadalupe, Triagem, além de Campo Grande, receberão boa parte das cerca de 28 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida.
O conjunto habitacional invadido tem três condomínios. As 143 ocupações ocorreram no Ferrara, que tem 262 moradias ao todo -as outras 119 são ocupadas por moradores autorizados.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, as famílias despejadas podem ficar em abrigos ou receber aluguel social de R$ 400 mensais enquanto aguardam outras casas.
Os invasores admitem que ocupavam irregularmente as casas, mas dizem que moradores regularizados não quiseram morar no conjunto.


Texto Anterior: Defesa ainda estuda pedido de prisão domiciliar
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.