UOL


São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto já repetiu três vezes de ano

PAULO ROLEMBERG
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

Edcarlos, 14, estudante da escola Acrísio Cruz, em Aracaju, está cursando pela segunda vez a 5ª série do ensino fundamental. Ele já repetiu de ano outras duas vezes: na 1ª e na 3ª séries. "Repeti várias vezes porque brinquei demais. Você sabe, né?"
Edcarlos também culpa as condições econômicas da família pelo atraso escolar. O estudante disse que repetiu a 1ª série porque mudou do interior de Sergipe para a capital. "A coisa [trabalho] estava ruim por lá. Tivemos que vir morar aqui, o que atrapalhou um pouquinho minhas aulas."
Dos 38 alunos da turma do adolescente, apenas dois estão na série correta. "Sei que estou bem atrasado, mas não sou o único na sala", diz o estudante.
A falta de estímulo familiar e as condições econômicas ruins da família fizeram com que Maria Michele, 18, só ingressasse na escola aos 12 anos. "Comecei muito tarde", reconhece a jovem, que cursa a 8ª série do fundamental.
Grávida de seis meses, Michele diz que não vai parar de estudar, mas a gravidez, possivelmente, fará com que repita o ano.


Texto Anterior: Situação é pior na rede pública de SE
Próximo Texto: Febem: Promotoria denuncia oito por incitação a rebeliões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.