São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Uso de maconha e cocaína cresce no Brasil, afirma ONU

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O uso de drogas no Brasil cresceu acima da média mundial entre 2001 e 2005, segundo o Relatório de Drogas 2007 do Unodc (sigla em inglês para Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes).
O documento estima que o consumo de maconha no Brasil passou de 1% para 2,6% das pessoas -alta de 160%, ante 8,69% no mundo. O de cocaína foi de 0,4% para 0,7% -aumento de 75%, ante 7,52% no mundo. Os números se referem à população entre 12 e 65 anos no país e entre 15 e 64 no mundo.
Para o secretário nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchôa, os índices já eram conhecidos -parte dos dados usados pela ONU é enviada pelo governo. "Não assustam e não nos colocam em estado de emergência."
Conforme o representante regional do Unodc, Giovanni Quaglia, o crescimento no país deve ser menos expressivo do que os números apontam, uma vez que a metodologia de medição mudou de 2001 para 2005.
Para Uchôa, como houve um relaxamento das leis para usuários em 2004, as pessoas podem ter se sentido mais à vontade para responder à pergunta -cuja resposta é sigilosa- sobre o uso.
Segundo o relatório, hoje 200 milhões de pessoas no mundo usam drogas -4,8% da população. (ANGELA PINHO)


Texto Anterior: Dia seguinte: Governo não tem dados sobre pílula em 2007
Próximo Texto: Mooca: Conselho abre processo para tombar imóveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.