UOL


São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Obra terá 9 km de extensão e custo estimado em R$ 23 milhões; conclusão é prevista para agosto de 2004

Corredor da Ibirapuera começa em setembro

SIMONE IWASSO
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 7 de setembro a Prefeitura de São Paulo vai iniciar mais uma obra para a implantação do novo sistema de transporte da cidade: a do corredor de ônibus da avenida Ibirapuera, em Moema (zona sul). A obra, que criará uma via exclusiva para os ônibus à esquerda, com pontos no canteiro central, deverá ficar pronta em agosto do ano que vem.
O principal argumento da Secretaria dos Transportes em defesa do corredor -ainda polêmico entre os moradores- é o aumento da velocidade média do tráfego no horário de pico -de 10 km/h para 20 km/h, diminuindo em cerca de 40% o número de ônibus que passam pelo local.
Com 9 km de extensão, o corredor começará na avenida Vereador José Diniz, na altura da avenida Adolfo Pinheiro, e seguirá pela avenida Ibirapuera até o Hospital do Servidor Público. A obra custará R$ 23 milhões.
Os pontos da calçada serão substituídos por 14 paradas no canteiro central e duas estações de transferência -pontos maiores localizados próximo ao cruzamento de grandes avenidas.
Para explicar o projeto e tentar evitar polêmicas como as surgidas com o corredor da avenida Rebouças -que teve as obras suspensas temporariamente pela Justiça-, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, reuniu-se ontem com moradores de Moema.
Apesar de terminar a reunião com o apoio dos moradores para o corredor, o secretário não conseguiu evitar resistências. Integrantes do Defenda São Paulo, entidade não-governamental que reúne grupos de diversos bairros, se opuseram ao alargamento da avenida Vereador José Diniz, intervenção prevista em um dos trechos do corredor.
"Apoiamos o corredor, achamos que ajudará a disciplinar o trânsito, terminando com o movimento dos ônibus nas faixas. Mas não precisa alargar o trecho da Vereador José Diniz, que é um cartão-postal da região", afirma a arquiteta Regina Monteiro.
A avenida concentra um grande número de casas de classe média alta, com trechos bastante arborizados. Para o alargamento, a prefeitura teria de desapropriar alguns imóveis ou conseguir um acordo com o Banespa, proprietário do Esporte Clube Banespa, que ocupa um terreno com fundos para a Vereador José Diniz, espaço que poderia ser usado para a extensão da via.
As mudanças na avenida Ibirapuera fazem parte de um projeto mais amplo no sistema de transportes, que prevê 20 corredores na cidade, com cerca de 193 quilômetros de extensão. Pelo projeto, o usuário poderá mudar de um corredor para o outro sem ter de pagar uma nova passagem.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Nove de Julho e Santo Amaro terão reforma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.