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ADMINISTRAÇÃO
Obra terá 9 km de extensão e custo estimado em R$ 23 milhões; conclusão é prevista para agosto de 2004
Corredor da Ibirapuera começa em setembro
SIMONE IWASSO
DA REPORTAGEM LOCAL
No dia 7 de setembro a Prefeitura de São Paulo vai iniciar mais
uma obra para a implantação do
novo sistema de transporte da cidade: a do corredor de ônibus da
avenida Ibirapuera, em Moema
(zona sul). A obra, que criará uma
via exclusiva para os ônibus à esquerda, com pontos no canteiro
central, deverá ficar pronta em
agosto do ano que vem.
O principal argumento da Secretaria dos Transportes em defesa do corredor -ainda polêmico
entre os moradores- é o aumento da velocidade média do tráfego
no horário de pico -de 10 km/h
para 20 km/h, diminuindo em
cerca de 40% o número de ônibus
que passam pelo local.
Com 9 km de extensão, o corredor começará na avenida Vereador José Diniz, na altura da avenida Adolfo Pinheiro, e seguirá pela
avenida Ibirapuera até o Hospital
do Servidor Público. A obra custará R$ 23 milhões.
Os pontos da calçada serão
substituídos por 14 paradas no
canteiro central e duas estações de
transferência -pontos maiores
localizados próximo ao cruzamento de grandes avenidas.
Para explicar o projeto e tentar
evitar polêmicas como as surgidas com o corredor da avenida
Rebouças -que teve as obras
suspensas temporariamente pela
Justiça-, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, reuniu-se ontem com moradores de Moema.
Apesar de terminar a reunião
com o apoio dos moradores para
o corredor, o secretário não conseguiu evitar resistências. Integrantes do Defenda São Paulo, entidade não-governamental que
reúne grupos de diversos bairros,
se opuseram ao alargamento da
avenida Vereador José Diniz, intervenção prevista em um dos trechos do corredor.
"Apoiamos o corredor, achamos que ajudará a disciplinar o
trânsito, terminando com o movimento dos ônibus nas faixas.
Mas não precisa alargar o trecho
da Vereador José Diniz, que é um
cartão-postal da região", afirma a
arquiteta Regina Monteiro.
A avenida concentra um grande
número de casas de classe média
alta, com trechos bastante arborizados. Para o alargamento, a prefeitura teria de desapropriar alguns imóveis ou conseguir um
acordo com o Banespa, proprietário do Esporte Clube Banespa,
que ocupa um terreno com fundos para a Vereador José Diniz,
espaço que poderia ser usado para a extensão da via.
As mudanças na avenida Ibirapuera fazem parte de um projeto
mais amplo no sistema de transportes, que prevê 20 corredores
na cidade, com cerca de 193 quilômetros de extensão. Pelo projeto,
o usuário poderá mudar de um
corredor para o outro sem ter de
pagar uma nova passagem.
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