São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixa estatura é a maior preocupação; amadurecimento também assusta

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais preocupações dos pais ao cogitar adiar a menarca da filha é a estatura.
"Quando a menina tem a menarca, já atingiu uma estatura próxima à do adulto", explica Ângela Maria Spínola e Castro, chefe do setor de Endocrinologia Pediátrica da Unifesp. As meninas crescem, em média, 5 cm após a menarca. Com o amadurecimento, o espaço ósseo disponível vai diminuindo. "Decisões quanto à questão da estatura têm que ser tomadas antes da menstruação."
Os pais também se afligem com medo do início da vida sexual das filhas e do seu amadurecimento mais veloz.
"Esse amadurecimento hormonal gera um comportamento questionador antes do previsto", diz o diretor-executivo do Instituto Central do HC e ginecologista, Waldemir Rezende. Ele conta que as mães levam as filhas cada vez mais cedo ao consultório pedindo: "Doutor, orienta pelo amor de Deus, que eu não sei mais o que fazer".
Segundo ele, o bloqueio só deve ser feito em casos patológicos, e as meninas merecem mais atenção. "Você não controla um tsunami. É melhor sair da frente, que vai passar."


Texto Anterior: + Saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.