São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR
Mais de 144 mil alunos se inscreveram para cerca de 8.000 vagas; número é o segundo maior dos últimos dez anos
Fuvest acha normal queda no nš de inscritos

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da queda no número de alunos inscritos no vestibular 2001 da Fuvest, os coordenadores da entidade afirmam não temer que a concorrência menor afete a qualidade do aluno que entra na universidade.
"Nos últimos dez anos, houve uma flutuação muito grande no número de inscritos. Nesse período, as inscrições para o vestibular 2001 só não foram maiores do que as do exame de 2000", afirma o supervisor da Fuvest, José Coelho Sobrinho.
A queda nas inscrições na Fuvest do vestibular 2000 para o de 2001 foi de 3,7%. No ano passado, 149,5 mil candidatos se inscreveram. Neste ano, este número chegou a 144 mil.
A maior queda verificada nos últimos dez anos aconteceu, no entanto, do vestibular de 1994 para o de 1995 e do de 1995 para o de 1996. Nos dois períodos, houve queda de 11% no número de inscrições.
Para Coelho, a queda que ocorreu neste ano, apesar de não esperada, costuma acontecer sempre quando há um aumento no ano anterior. No vestibular 2001, a Fuvest está oferecendo cerca de 8.000 vagas.
No ano passado, a Fuvest creditou o aumento de quase 30% na procura em relação ao vestibular de 1999 ao Enem, que foi aceito pela instituição como parte da nota do exame.
Coelho afirma também que a queda deste ano foi verificada porque, em 99, houve prorrogação do prazo de inscrição. "A prorrogação no ano passado beneficiou 5.000 alunos. Se isso não tivesse acontecido, o número de inscrições ficaria estável", afirma.
No vestibular de 1994, houve um aumento de mais de 20% na procura em um ano. Depois desse aumento, o número de inscrições caiu e voltou ao patamar de 1993.
"Em 1994, é provável que o aumento imediato da renda com o Plano Real tenha incentivado o aumento no número de inscrições", diz Coelho.
Na Unicamp, o número de inscritos deste ano confirmou a tendência de crescimento verificada desde o vestibular de 1996. O recorde de inscritos no exame da entidade aconteceu no vestibular de 1994, quando 44 mil alunos se inscreveram.
O prazo para inscrição na Unicamp terminou ontem. Até o fechamento desta edição, a universidade ainda não havia feito o balanço final do número de inscritos, mas a expectativa era que chegasse a 45 mil, já incluindo os cerca de 2.000 estudantes que foram isentos da taxa de inscrição.

Rio de Janeiro
Na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), houve aumento no número de inscritos de 70 mil para 100 mil neste ano. A universidade tem o segundo maior vestibular do Brasil, segundo o coordenador do exame, Paulo Fábio Salgueiro. Para ele, o novo modelo da prova foi o responsável pelo aumento.



Texto Anterior: Polícia apreende 208 kg de maconha
Próximo Texto: Inscrições para FGV terminam hoje em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.