UOL


São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUA

9 milhões de moradores de SP e de municípios vizinhos devem ser afetados durante manutenção do sistema Cantareira

Obra da Sabesp interrompe abastecimento

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sabesp manterá hoje e amanhã um esquema especial de abastecimento para hospitais, delegacias e estações rodoviárias para evitar falta de água durante as obras de manutenção no sistema Cantareira. Para isso, haverá caminhões-tanque à disposição e direcionamento de água de reservatórios para algumas regiões.
Os hospitais da região da avenida Paulista, como o complexo do Hospital das Clínicas, receberão água da represa de Guarapiranga. Na zona norte, o hospital do Mandaqui, por exemplo, será abastecido pelo reservatório de Santana.
As obras de manutenção no sistema Cantareira deixarão cerca de 9 milhões de moradores de regiões das zonas norte, oeste, leste e central de São Paulo e de alguns municípios vizinhos sem abastecimento por pelo menos 24 horas.
A manutenção será feita das 4h às 19h. A previsão é que o serviço esteja normalizado até domingo à noite. Porém nas regiões mais altas, água deverá voltar às torneiras apenas na segunda.
Segundo a Sabesp, dependendo do tamanho das caixas-d'água das casas e apartamentos, os moradores não sentirão os efeitos do corte no abastecimento. Mesmo assim, a recomendação é que a população economize e evite desperdiçar água lavando roupas, carros e calçadas, por exemplo.
A manutenção -feitas a cada três anos- inclui a restauração de uma viga na estação de tratamento Guaraú, a substituição de uma válvula na estação elevatória Santa Inês e o remanejamento de uma adutora na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte). De acordo com o presidente da companhia, Dalmo Nogueira, essas obras só podem ser feitas com a suspensão do abastecimento.
No período de paralisação, a companhia estima que deixará de produzir cerca de 1,6 bilhão de litros de água tratada, o equivalente a cerca de R$ 4 milhões.


Texto Anterior: Vestibular: Unicamp encerra a inscrição amanhã
Próximo Texto: Urbanismo: Polícia denuncia fraudes no Anália Franco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.