São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANCIAMENTO

Crédito educativo poderá ser ampliado

da Reportagem Local

Os 24 mil alunos excluídos do crédito educativo do governo federal por não possuir renda suficiente poderão ter uma segunda chance ainda este ano.
O MEC (Ministério da Educação) estuda abrir um novo processo seletivo no mês de novembro. Segundo o diretor do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), Floriano Pesaro, 31, a idéia é criar regras mais flexíveis para a entrada. "Mas vamos garantir o futuro. Poderemos passar a exigir dois ou três fiadores, por exemplo", disse.
Segundo ele, essa postura tem que ser tomada para evitar a inadimplência. No antigo modelo de financiamento, que estava em vigor até este ano, a inadimplência chegou a R$ 470 milhões.
O novo processo seletivo deverá beneficiar mais 30 mil estudantes.
Na sexta-feira, uma liminar obtida pelo Espírito Santo obriga o MEC a incluir os 469 estudantes do Estado na lista de selecionados para receber o crédito. Esses alunos fazem parte dos 24 mil estudantes que foram excluídos da lista do ministério por não cumprirem os critérios financeiros estabelecidos pelo governo.
O governo paga 70% do valor das mensalidades. 30% são pagos pelos alunos. Esse valor, porém, não pode comprometer mais que 60% da renda familiar "per capita" do estudante.


Texto Anterior: Formas de contágio assustam pesquisadores
Próximo Texto: Orçamento: Adiada votação de emenda da saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.