UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Madeireiros negam acusação

Diretor do Ibama faz denúncia de sequestro

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama Flávio Montiel denunciou ontem que madeireiros de Altamira planejam sequestrar funcionários públicos e invadir outras 28 administrações do órgão no Estado do Pará. Elielson Soares Farias, coordenador do Ibama, em Altamira, e Bruno Lourenço Kempner, chefe do Incra, seriam os alvos.
Há uma semana, 2.000 trabalhadores de madeireiras acampam no Ibama de Altamira em protesto contra a fiscalização que combate os desmatamentos e a exploração ilegal de madeira. Ontem, cerca de mil trabalhadores desocuparam a sede do Incra. "Há um movimento que extrapola a manifestação pública que nos leva à suspeita dos sequestros. É uma demonstração de que existem culpados nesse processo [exploração madeireira]... Uma coisa é uma manifestação democrática, outra coisa é cercear a atividade de um órgão pública federal."
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Pará, Iran Guimarães, negou a denúncia de sequestro. "Isso é uma verdadeira falácia, o Bruno [Kempner] está caminhando tranquilamente pela cidade." Ele afirmou que as manifestações só terminarão se o Ibama anular as multas que totalizam R$ 1,5 milhão e liberar os cerca de 50 projetos de manejo florestal, que foram suspensos por irregularidade.


Texto Anterior: Eleição: Oito candidatos disputam hoje a OAB-SP
Próximo Texto: Juiz de Fora: PM obriga estudantes a tirar a roupa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.