São Paulo, domingo, 27 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

CORAÇÃO
Café sem cafeína aumenta risco de colesterol

Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos sugere que consumir café sem cafeína pode aumentar o risco de doenças do coração porque esse tipo de produto aumentaria os níveis de colesterol no sangue. A pesquisa avaliou 187 voluntários que tomavam o café normal, o descafeinado e quem não bebia. O grupo que bebeu o descafeinado registrou um aumento de 18% no nível de ácidos graxos no sangue, o que eleva o colesterol.

Talvez, por se tratar de mal silencioso e indolor, as pessoas não se dêem conta de que ter colesterol alto é, sim, um problema grave e que pode levar à morte

SIMON BARQUERA, do Instituto de Saúde Pública do México

Instituto da Visão faz mutirão para catarata
O Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo realizará no dia 3, das 8h às 14h, um mutirão para detectar catarata e olho diabético, doenças responsáveis por grande parte dos casos de cegueira tratável na população brasileira. Além do documento de identidade, os pacientes devem apresentar o cartão nacional de saúde, que pode ser obtido no posto de saúde. Mais informações no telefone 0/xx/11/5906-0630.

Dor e inchaço local são sintomas de tumor ósseo
Apesar de comuns na rotina médica, queixas de dor nas extremidades do corpo, com a presença de inchaço, devem servir de alerta para a possibilidade de tumores ósseos, diz Reynaldo Jesus Garcia, chefe do setor de Ortopedia Oncológica da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, joelhos e ombros são os locais mais afetados. O maior problema é a demora em procurar ajuda, fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento.

SEXUALIDADE
Psiquiatra explica como lidar com ejaculação precoce

Preocupado com a saúde do homem que sofre de ejaculação precoce, o psiquiatra Moacir Costa escreveu o livro "Quando o sexo é mais rápido que o prazer". Em uma linguagem didática, o médico diz que se o problema não for tratado, pode resultar em apatia sexual e falha de ereção.
Quanto: R$ 24,90, em média. Onde: 0/xx/11/3031-5444

Ginseng brasileiro em extrato combate tumor
Um extrato do ginseng brasileiro (Pfaffia paniculata) pode atuar na prevenção e no combate ao câncer. Em estudo realizado no Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, o extrato da raiz da planta diminuiu o crescimento de linhagens tumorais de células mamárias humanas. Ainda é necessário estudar o efeito sobre as células normais.

Sono ruim e olfato falho sugerem mal de Parkinson
Problemas no olfato e no sono -características que aparentemente não têm relação entre si- podem ser os primeiros sintomas da doença de Parkinson. Esse foi o resultado de um estudo realizado por cientistas alemães, que analisaram pessoas que não dormem com facilidade e apontaram que algumas delas tinham dificuldade na distinção de odores. O estudo pode ajudar no diagnóstico precoce do mal.

Gordura na meia-idade eleva risco de demência
Pessoas que estão acima do peso na meia-idade têm mais riscos de perder a memória e o raciocínio, sintomas da demência, diz pesquisa feita nos EUA. De acordo com os cientistas, as pessoas obesas na fase dos 40 anos têm 74% mais chances de desenvolver demência do que aquelas com peso normal. Durante 21 anos, 713 pessoas foram monitoradas. No final do estudo, 7% deles desenvolveram demência. O estudo diz que o risco de mulheres obesas terem o problema é 200% maior.

MITO ou VERDADE?
Tomar pílula anticoncepcional engorda?
MITO.
Mantendo-se a mesma dieta e o mesmo gasto calórico, as pílulas não interferem no peso. Podem, no máximo, causar ligeiro inchaço e, por isso, é aconselhável não abusar do sal. Todavia, anticoncepcionais injetáveis costumam aumentar o peso.

Geraldo Rodrigues de Lima, chefe do Departamento de Ginecologia da Unifesp


Texto Anterior: Plantão médico: Saúde bucal da gestante e o bebê
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.