São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PSDB ameaça quem votar contra líder de Kassab

Partido fala em expulsar quem não votar em Police Neto para presidente da Câmara

Seu rival deverá ser Milton Leite (DEM), que tem apoio do PT e outros partidos da oposição ao prefeito de São Paulo

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

O vereador tucano que não votar em José Police Neto (PSDB) para a presidência da Câmara de São Paulo poderá ser expulso do partido e, assim, perder o mandato, segundo a legislação eleitoral.
A ameaça está em nota do diretório municipal do PSDB, que aprovou anteontem o "fechamento de questão" em torno da candidatura de Police, líder do prefeito Gilberto Kassab (DEM) na Câmara.
O rival deve ser Milton Leite (DEM), ligado ao Centrão, bloco de vereadores de vários partidos que tem aliança com o PT para a eleição da Mesa, em 15 de dezembro.
O PSDB tem 12 dos 55 vereadores. Todos os tucanos aparentemente apoiam Police, mas o acirramento da disputa tem elevado as pressões sobre os parlamentares.
Com a nota, a direção municipal do partido também tenta se prevenir contra novos problemas envolvendo sua bancada de vereadores.
Em 2005, o tucano Roberto Trípoli se lançou candidato de última hora com o apoio do Centrão e do PT e derrotou Ricardo Montoro (PSDB), o candidato do prefeito recém-eleito José Serra (PSDB).
Em 2008, o diretório apoiava Geraldo Alckmin (PSDB) para prefeito, mas teve de engolir a adesão dos vereadores tucanos a Kassab.
O presidente do diretório, José Henrique Reis Lobo, disse, em nota, que a reunião de anteontem "marca uma nova fase no relacionamento do partido com os vereadores".
Segundo ele, "a presença de grande número de membros do diretório e a decisão unânime mostram que estão superados os problemas entre bancada e partido".
Afirmou, ainda, esperar que "os vereadores participem mais ativamente da vida" da sigla e que "abram espaço para que o partido possa externar a sua opinião".


Texto Anterior: Ovídio Moreira Brito (1945-2010): O percussionista da cuíca mais sensível do samba
Próximo Texto: Foco: Cada vez mais cheios, aeroportos de SP têm problemas de refrigeração
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.