São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIGILÂNCIA

Novo sistema conta com 333 aparelhos

Câmeras vigiam as ruas de Praia Grande

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Monitores na sala de monitoramento em Praia Grande


FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um sistema com 333 câmeras de vídeo exerce vigilância, desde a semana passada, em escolas, ruas e áreas de proteção ambiental de Praia Grande (litoral paulista). A rede de câmeras é parte de um projeto de informatização e interligação das repartições municipais por meio de uma infovia subterrânea dotada de 207 km de cabos de fibra ótica que formam um anel em torno da cidade. A infovia custou R$ 4 milhões.
Desde a inauguração do sistema, no dia 20, as câmeras permitiram o acionamento instantâneo de socorro em pelo menos duas situações: o atropelamento de um pedestre e um incêndio em uma lanchonete.
A infovia permite o tráfego de dados, imagens, sons e a troca de informações em tempo real. Com isso telefonemas entre órgãos públicos municipais deixam de consumir impulsos.
"Nossa estimativa é que, apenas em contas telefônicas, economizaremos R$ 600 mil por ano. Somente com a redução de custeio, pagaremos o investimento", afirmou o prefeito Alberto Mourão (PMDB).
Com o sistema de monitoramento, conectado à infovia, uma central no prédio da prefeitura recebe as imagens captadas pelas câmeras.
O Batalhão da PM e a Delegacia Sede também estão integrados ao sistema. As imagens serão preservadas por 30 dias.


Texto Anterior: Comandante da PM terá invalidez revista
Próximo Texto: Acidente: Avião da FAB cai no Paraná e 3 morrem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.