UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Prefeitura do Rio vai construir a Cidade do Samba em área da zona portuária
Pelo menos uma etapa da revitalização do porto do Rio deverá sair do papel ainda neste ano. Está previsto para maio o início das obras de construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa.
A prefeitura comprou o terreno de 136.000 m2, na região central da cidade, que pertencia à Rede Ferroviária Federal.
Foram pagos R$ 3,9 milhões pela área e serão investidos mais R$ 60 milhões nas obras. Os recursos sairão do orçamento da prefeitura reservado à revitalização da zona portuária.
O secretário de Urbanismo, Alfredo Sirkis, disse que a prefeitura tentou parcerias com o setor privado, mas não conseguiu viabilizá-las.
A Cidade do Samba ocupará 86.000 m2, que abrigarão 14 barracões reservados às escolas do Grupo Especial (a elite do samba carioca), para que elas preparem seus desfiles.
Segundo a prefeitura, uma praça de eventos, um shopping temático e um bar-restaurante funcionarão o ano inteiro, assim como o Museu do Carnaval. A intenção é atrair turistas de janeiro a janeiro.
O complexo inclui ainda a Vila Olímpica da Gamboa, voltada para a comunidade. Segundo o projeto, os 44.000 m2 abrigarão piscinas, quadras poliesportivas e ginásio coberto. Sirkis disse que o Carnaval de 2005 poderá ser preparado nas novas instalações. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Educação: Lula quer uniformes para 32 mi de alunos
Próximo Texto: Praia Grande: Trinta fogem do Cadeião por meio de túnel
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.