|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TRANSPORTES
Objetivo é estimular nas linhas urbanas do país o uso do combustível, que é menos poluente que o óleo diesel
Petrobras limita preço de gás para ônibus
PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO
Com o objetivo de estimular o
uso do gás natural -combustível
menos poluente- nos ônibus urbanos, a Petrobras anunciou ontem que irá limitar o preço do
produto a 55% do valor do óleo
diesel (usado com mais freqüência no transporte rodoviário).
Apenas empresas concessionárias de linhas de ônibus urbanos
terão direito ao benefício.
Ao consumidor final, o gás natural é vendido, em média, a R$
1,076 o metro cúbico nos postos,
segundo a Agência Nacional do
Petróleo. O preço médio do litro
do diesel nas bombas é mais alto:
R$ 1,394 -as empresas de ônibus
pagam um pouco menos, por
comprar em grandes quantidades. Segundo a Petrobras, um metro cúbico de gás corresponde a
0,923 litro de diesel.
Para a Petrobras, é um bom negócio aumentar o mercado de gás
natural. Hoje, a estatal importa 15
milhões de metros cúbicos de gás
natural da Bolívia. Pelas regras do
contrato, porém, tem de pagar
por 24 milhões de metros cúbicos,
mesmo que não consiga vender
esse volume às distribuidoras.
Duas são as vantagens do gás
natural: preço menor e redução
na emissão de poluentes. De acordo com a Comgás (distribuidora
de gás de São Paulo), o gás polui
50% menos do que o diesel. Além
disso, não emite enxofre nem a
fumaça preta característica dos
carros a diesel.
Com o controle do preço do gás,
a Petrobras acredita que, em seis
anos, 60% da frota de ônibus das
principais regiões metropolitanas
do país passe a usar o gás natural
como combustível. Segundo a estatal, circulam hoje cerca de 50
mil ônibus nas grandes metrópoles. Atualmente, o uso do gás é
bastante restrito: em São Paulo,
por exemplo, só cem ônibus são
movidos a gás, segundo a
SPTrans, empresa municipal que
gerencia o transporte coletivo.
Ao todo, 15 mil veículos atuam
no transporte coletivo da cidade.
Desse total, 8.700 são ônibus e
6.300, vans e microônibus. A
SPTrans prevê que, com a proposta da Petrobras, o número de
ônibus a gás aumente para 170 no
final deste ano.
O maior entrave para aumentar
o uso do gás natural é o custo de
conversão dos veículos. Para
adaptar o motor de um ônibus ao
gás natural, a empresa terá de desembolsar cerca de US$ 10 mil por
veículo.
Texto Anterior: Mortes Próximo Texto: Panorâmica - Aids: Consultor de Bush critica política de Lula Índice
|