São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1
A enurese passa sozinha? Embora à medida em que a criança envelhece aumentem as chances de uma melhora espontânea, há casos em que o problema se prolonga até a vida adulta. Médicos contam histórias de pacientes com 18, 20 e até 35 anos. Mas a enurese é uma doença e tem tratamento. Ignorar o problema pode causar traumas emocionais, abalar a auto-estima e a vida social do jovem.

2
Como funciona o alarme? O alarme é colocado na roupinha da criança, e faz ela despertar quando as primeiras gotas começam a sair. Ela acorda, vai ao banheiro e aos poucos se acostuma a despertar sozinha. É um condicionamento. Mas não trata causas e pode atrapalhar a família.

3
Existe enurese diurna? A enurese diurna é mais rara do que a noturna, mas existe. Muitas vezes ocorre porque a criança segura o xixi ao máximo, para continuar brincando, o que causa a distensão da bexiga e perda de sensibilidade. Outras vezes o problema está relacionado a alterações na bexiga. É preciso investigar a causa e tratar.

4
Como funciona o processo em um adulto saudável? Quando um adulto está dormindo e a bexiga enche, uma mensagem é mandada via medula ao cérebro. A pessoa desperta. A criança com enurese, muitas vezes, não tem esse mecanismo maduro.


Texto Anterior: Saúde/Urologia: Técnicas de motivação acabam com xixi na cama
Próximo Texto: Passei por isso: Ele ficava chateado. Era um constrangimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.