São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema de seleção pelo Enem abrirá amanhã

ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Será aberto amanhã o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma por meio da qual alunos que fizeram o Enem poderão se candidatar a 47,9 mil vagas em universidades públicas e instituições de ensino profissional.
A divulgação das notas individuais no Enem está prevista para a manhã de hoje, já na plataforma. Elas foram calculadas de acordo com um sistema chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em conta não só a quantidade de acertos, mas também o grau de dificuldade das questões.
Embora o funcionamento do Sisu só tenha sido divulgado ontem, a primeira etapa de inscrições começa já amanhã e vai até quarta. Elas serão feitas exclusivamente por meio do site http://sisu.mec.gov.br, das 6h às 23h59, inclusive durante o final de semana.
As vagas que não forem preenchidas nesse período serão oferecidas depois em duas outras rodadas de seleção.
Ao entrar no site, o aluno verá a sua nota em cada prova do Enem. A média final dependerá do curso ao qual ele se candidatar, uma vez que as universidades puderam dar pesos diferentes a cada uma das provas. Um curso de engenharia, por exemplo, pode ter dado valor maior à prova de matemática.
Para se inscrever, o aluno deve optar por curso, instituição e local onde quer estudar e ainda se quer passar pelo processo seletivo por meio de ações afirmativas ou não. Ele poderá mudar sua escolha ao longo de toda a etapa de inscrição.

Nota de corte
No início de cada dia desse período, o Sisu informará ao candidato a nota do último concorrente que, naquele momento, seria selecionado para cada curso -ou seja, a "nota de corte". Dessa forma, ao longo dos dias, o estudante poderá ver se tem chance de passar na instituição que quer e eventualmente mudar sua opção.
Por isso, é recomendável que os alunos acompanhem todos os dias o site para saber se continuam aptos a conseguir a vaga. O Ministério da Educação garante que a página terá segurança e estrutura suficiente para não ter problemas técnicos. O Sisu suporta até 200 mil acessos na plataforma de inscrição. Estão aptos a utilizá-la 2,5 milhões de alunos que fizeram o Enem de 2009.
O resultado do primeiro período de inscrição sai no dia 5 de fevereiro e, entre os dias 8 e 12, o estudante deverá fazer a sua matrícula na própria instituição de ensino -só a minoria aceita matrículas a distância. As vagas que sobrarem serão oferecidas no dia 15, quando recomeça todo o processo.


Texto Anterior: Especializações tops perdem aval do MEC
Próximo Texto: Serra diz apoiar decisão de investigar delegados em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.