São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prédio incendiado não corre risco de desabar

DA SUCURSAL DO RIO

Uma comissão formada pelas Defesas Civis do Estado e do município e membros do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) concluiu que o prédio da Eletrobrás não corre risco de desabamento, mas que parte da fachada terá que ser demolida. Anteontem, um incêndio destruiu completamente os seis andares superiores do edifício.
Luís André Moreira Alves, engenheiro da Defesa Civil municipal, disse que alguns pilares e lajes ficaram comprometidos e terão que passar por uma reforma estrutural: "Mas não há risco de desabamento porque outras estruturas absorveram o peso das que ficaram comprometidas".
As grandes rachaduras que o prédio apresenta, segundo Alves, estão em dois painéis de alvenaria que revestem a fachada e começarão a ser demolidos assim que a perícia do instituto de criminalística liberar o local.
De acordo com ele, a demolição será feita manualmente. A previsão é que ela esteja concluída até segunda-feira e que o prédio seja liberado na terça-feira.
Ontem, o comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Alberto de Carvalho, liberou seis dos oito prédios vizinhos interditados. Os bombeiros estão usando o elevador de um deles, que tem ligação pelo 16º andar com o prédio incendiado.
Carvalho disse que os trechos interditados da avenida Rio Branco só serão liberados após a instalação de uma rede e de um tapume, para evitar que destroços atinjam os pedestres.
Alguns funcionários da Eletrobrás estiveram ontem na sede da empresa para recuperar documentos nos pavimentos não atingidos pelo fogo. Provisoriamente, os cerca de 650 funcionários estão trabalhando em três imóveis das subsidiárias da estatal.
Os economistas Arlindo Castanheira e Denise Palácio, que trabalhavam no nono andar, saíram do prédio com dois arquivos de papelão. "Pegamos só o que é urgente. Aqui estão os processos que têm que ser pagos nos próximos dias", disse Castanheira.


Texto Anterior: Incêndio: Bombeiros do Rio não têm equipamentos suficientes
Próximo Texto: Panorâmica - Transporte escolar: Fechado acordo sobre uso do salário-educação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.