São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Hotéis buscam curso de atendimento GLS

VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um casal de mulheres vai pagar a conta do restaurante. Para quem o garçom deve entregá-la? Dois homens chegam a um hotel. O recepcionista deve oferecer um quarto com duas camas? Nos dois casos, o medo da gafe é comum.
Para evitar constrangimento e por o cobiçado público gay para correr, o setores hoteleiro e gastronômico paulistano começam a busca treinamento.
Quem fez o curso Atendimento GLS, da SPCVB (São Paulo Convention & Travel Bureau), sabe que, no primeiro caso, a conta deve ser colocada no centro da mesa ou entregue para quem a pediu. No segundo, o melhor é oferecer as opções de quarto disponíveis e não presumir imediatamente que se trata de dois heterossexuais.
Desde o início da Parada Gay, em 1997, a participação do público GLS no turismo de São Paulo tem aumentado, e há um esforço para entender como essas pessoas gostam de ser recebidas. Por isso a SPCVB decidiu oferecer o treinamento, explica seu diretor-superintendente, Toni Sando de Oliveira.
Segundo Franco Reinaudo, um dos palestrantes do treinamento e atual coordenador da CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo), o curso busca acostumar as pessoas a olhar para a diferença.
Ele conta que um aluno, recepcionista de hotel, viu um colega ficar apavorado ao atender um lutador de Jiu-Jitsu -estereótipo do machão- acompanhado de outro homem. Pensou que poderia enfurecê-lo ao levá-lo até um quarto com cama de casal, que era o que constava na reserva. Por outro lado, se perguntasse se a reserva estava errada, e se tratasse realmente de um casal, estaria sendo preconceituoso. Ele decidiu levar o cliente ao quarto reservado, e deu tudo certo.
A história ilustra o que pode ser considerado um dos mantras do curso: nunca presumir hetero ou homossexualidade. O próximo será no dia 25, na SPCVB (00/xx/11/ 3285-1520).

Veja algumas das orientações do curso
www.folha.com.br/1005716


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Ideia representa convite a um novo diálogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.