São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caiapós fazem dança da chuva

da Reportagem Local

Dois pagés caiapós de Mato Grosso irão a Roraima no domingo para fazer um ritual de dança da chuva, com o objetivo de tentar acabar com o fogo.
Os dois pagés deverão partir de Colider, no norte do Estado, perto do Pará. A viagem de avião até Boa Vista demora cerca de 5h.
De acordo com o índio caiapó Pitisiaru Metupire, o ritual é secreto e deverá ser feito pelos dois pagés, sozinhos, no meio do mato. Antes de fazer o ritual, os pagés passarão algum tempo no interior da mata "estudando" a situação.
"Não dá para explicar como é, porque o trabalho do pagé é bem diferente do do doutor", diz Metupire. Segundo o índio, os pagés vão conversar com espíritos dos antepassados que, por sua vez, pedirão aos espíritos da chuva e do trovão que provoquem chuva.
O ritual deverá ser feito na aldeia do Demini, onde há montanhas, consideradas fontes de energia.
"A chuva vai começar e não vai parar mais", disse Metupire, que é da mesma aldeia dos pagés que irão a Boa Vista. De acordo com ele, os caiapós decidiram ajudar os índios ianomâmis e ofereceram a realização do ritual.
"Eles estão precisando de ajuda e nós vamos lá para tentar resolver o problema", afirmou Metupire. Depois do ritual, os índios ainda ficarão em Roraima para "estudar" os resultados.
Além dos pagés, o administrador da Funai em Colider, Megaron Txucarramãe, também irá a Boa Vista.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.