São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 A doença de Graves sempre está relacionada com o hipertiroidismo? Não. A doença de Graves é provocada por uma reação auto-imune do organismo -que ataca a glândula da tireóide- mas nem sempre provoca o hipertiroidismo. Em 4% dos casos a doença está relacionada ao hipotiroidismo e em 6% dos casos não há distúrbio na glândula.

2 Por que os olhos são empurrados para fora? Porque o mesmo anticorpo que ataca a tireóide agride a órbita. Nesses casos, há o acúmulo de uma substância atrás dos olhos que são empurrados para frente automaticamente.

3 Essa doença é comum? Sim. Estima-se que até 1% da população tenha o problema, sendo a maioria mulheres. Os dados apontam sete casos em mulher para um caso em homem.

4 Existe tratamento? Sim, geralmente de longa duração. É feito em conjunto com endocrinologistas e inclui controlar o distúrbio da tireóide e tratar a inflamação dos olhos na fase ativa da doença com o uso de drogas antiinflamatórias.

5 Como é feito o diagnóstico da doença de Graves? Por meio de exames que avaliam a quantidade dos hormônios T3, T4 e TSH no sangue.


Texto Anterior: Saúde/Oftalmologia: Disfunção da tireóide pode provocar doença nos olhos
Próximo Texto: Passei por isso: "Para dormir eu precisava colocar tampão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.