São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hormônios produzidos pela glândula equilibram as funções do organismo

DA REPORTAGEM LOCAL

A tireóide é uma glândula fundamental no funcionamento das funções do organismo. Ela está localizada no pescoço e é responsável pela fabricação dos hormônios T3 e T4, que são os principais reguladores metabólicos do organismo. É a tireóide que equilibra funções como os batimentos cardíacos, a temperatura corporal e o gasto energético do corpo.
"Ela tem uma função tão importante, que qualquer alteração gera interferências no organismo", explicou Marcello Bronstein, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP.
Segundo Bronstein, apesar de ser pouco conhecida pelas pessoas, a doença de Graves é relativamente comum e atinge mais mulheres, especialmente com mais de 40 anos. A proporção, diz o especialista, é de sete mulheres para um homem.
"Não sabemos o motivo de as mulheres serem mais atingidas. Mas, de fato, elas são. E, estima-se que até 1% da população tenha o problema", disse.
O diagnóstico correto da doença é feito por meio da dosagem da quantidade de hormônios (T3 e T4) e da quantidade de TSH no sangue. "Quando a pessoa tem hipertiroidismo, o THS fica baixo, praticamente zerado", explicou Antônio Roberto Chacra, chefe do departamento de endocrinologia da Unifesp. (FB)


Texto Anterior: Passei por isso: "Para dormir eu precisava colocar tampão"
Próximo Texto: Plantão médico: OMS presta contas a seus membros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.