São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

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Sem alça, avião levará mais 30 s para decolar

Se acesso à pista principal de Congonhas não ficar pronto até amanhã, atrasos poderão gerar efeito cascata, diz Aeronáutica

Infraero tenta terminar reforma até o meio-dia de amanhã, junto com a pista principal, que está sendo recapeada desde 14 de maio

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Caso a alça de acesso à cabeceira da pista principal de Congonhas não fique pronta até amanhã, cada avião vai demorar, em média, 30 segundos a mais para decolar do aeroporto, o que geraria um efeito cascata de atrasos, informou a Aeronáutica.
A Infraero tenta entregar a alça, que passa por reforma, até o meio-dia de amanhã junto com a pista principal do aeroporto, interditada desde 14 de maio para ser recapeada.
Segundo a estatal, a pista principal está pronta e será liberada, mas a alça ainda precisa da última camada de concreto. Fontes da Infraero em Brasília disseram acreditar que mais dez dias são necessários para a conclusão da obra.
"Se a alça de acesso não for entregue no prazo, vai atrasar um pouco a decolagem do avião, cerca de 30 segundos por aeronave", afirmou o tenente-coronel Delany Lopes, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo).
Congonhas tem, em média, 650 a 750 movimentos (entre pousos e decolagens) por dia. Sem a alça de acesso à pista principal, a aeronave que for decolar terá de usar uma alça anterior. Ao passar por ela, o avião será obrigado a fazer uma manobra de 180 graus perto da cabeceira para ficar no sentido da decolagem. Somente após essa operação, o piloto terá autorização para voar.

Reformas
Em cinco meses, o aeroporto de São Paulo passou por duas reformas. A primeira, para recuperação da pista auxiliar, durou de 27 de fevereiro a 8 de maio. Seis dias depois, começaram as obras na pista principal de Congonhas.
O custo da reforma na pista principal foi orçado em R$ 19,9 milhões. Depois de amanhã, será iniciado o "grooving" (ranhuras na pista para o escoamento de água e para evitar aquaplanagem de aeronaves).
Com a liberação da pista principal, os 50 vôos transferidos para o aeroporto internacional de Guarulhos devem voltar a Congonhas.


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