São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio será suspenso do dia 2 ao 13

Prefeitura informou que a restrição de veículos volta a vigorar em 16 de julho, uma segunda-feira

Segundo a CET, dependendo do comportamento do trânsito na cidade, medida poderá continuar suspensa até o final do mês


DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de veículos na cidade de São Paulo será suspenso por duas semanas, a partir da próxima segunda-feira. A operação Horário de Pico -como a restrição é chamada pela prefeitura- não valerá entre os dias 2 e 13 de julho e voltará em 16 de julho, uma segunda-feira.
A decisão foi confirmada ontem pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A empresa informou que, dependendo do comportamento do trânsito nesse período, a medida poderá ser prorrogada até o fim do mês.
A decisão de suspender o rodízio em julho foi tomada depois que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou a medida em entrevista à rádio CBN, na segunda-feira, sem consulta à CET. Essa será a primeira vez desde 1999 que a restrição de veículos é suspenso em julho, período das férias escolares de inverno.

Desencontro
Prova do improviso com que a decisão foi tomada foi a série de informações desencontradas que propiciaram ontem a Secretaria Municipal de Transportes e a própria CET.
Pela manhã, Kassab confirmou que o rodízio seria suspenso desde o início do mês e afirmou que os detalhes seriam passados pelo presidente da CET, Roberto Scaringella, ao longo do dia.
Por volta das 14h, a companhia emitiu uma nota na qual informava que o rodízio ficaria suspenso entre os dias 2 e 10. "O rodízio volta a vigorar na quarta-feira, 11 de julho, para os veículos com placas finais 5 e 6", dizia a nota.
Duas horas depois, após a apresentação dos dados sobre mortes no trânsito paulistano em 2006, enquanto o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, explicava a um grupo de jornalistas que a nota estava errada e que o rodízio só seria retomado no dia 16, Scaringella, na mesma sala, dava entrevista a rádios dizendo que a suspensão era válida apenas até o dia 10.
Alertados por assessores sobre o desencontro de informações, os dois saíram da sala e, instantes depois, Scaringella voltou já com a informação correta. Por volta das 18h, a CET emitiu outra nota, com a confirmação de que o rodízio será suspenso até o dia 13, uma sexta-feira.
A operação Horário de Pico vigora das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta, restringindo dois finais de placa a cada dia, a começar por 1 e 2.


Texto Anterior: "Se houve atraso, foi de 15 minutos, entre a carta e o decreto", afirma Pinotti
Próximo Texto: Número de acidentes com mortes cresce nas marginais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.