São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anvisa suspende anúncio do iogurte Activia

ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou ontem a suspensão em todo o país da propaganda do iogurte Activia, fabricado pela Danone.
A agência afirmou que "as peças publicitárias induzem o consumidor à idéia de que a ingestão do produto é solução definitiva para problemas de constipação intestinal [funcionamento irregular do intestino]", quando ele "apenas contribui no equilíbrio da flora intestinal e seu consumo deve estar associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos".
Desse modo, segundo entendimento da Anvisa, o consumidor poderia ser levado a retardar a procura por um médico e por um diagnóstico de doenças graves que causam os problemas intestinais.
A agência disse que estão liberadas propagandas do iogurte que não apresentem os mesmos problemas, já que não há qualquer irregularidade com o produto.
O comercial do Activia diz que "seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis" e convida o telespectador a um "desafio": "Regule seu intestino. Tenha sim uma vida mais saudável. Faça o desafio: tome Activia todos os dias. Se não funcionar, a Danone devolve o seu dinheiro".
A Anvisa apontou ainda outra irregularidade na publicidade -ela não menciona se o produto contém ou não glúten. A exigência é feita porque há pessoas que possuem alergia à proteína.
A Danone informou, por meio de nota, que "não foi diretamente notificada e aguarda, portanto, os fundamentos que justificam tal iniciativa [a suspensão da propaganda]".
O texto afirma ainda que "a empresa reitera que Activia ajuda a regular o trânsito intestinal".
A decisão da Anvisa de suspender a propaganda do iogurte foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União e, segundo a agência, já está em vigor.
Os veículos de comunicação que continuarem a reproduzir a propaganda estão sujeitos à serem multados entre R$ 2.000 e R$ 1,5 milhão.
Pesquisa da UnB divulgada anteontem mostra que o Activia é o sexto alimento mais anunciado na Rede Globo. O trabalho analisou as peças publicitárias veiculadas entre agosto de 2006 e agosto de 2007.


Texto Anterior: Megacampanha quer vacinar homens jovens contra rubéola
Próximo Texto: Gratificações: Servidores da saúde de SP terão reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.