São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

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Pesquisa mede a influência da família no desempenho escolar

DA FOLHA ONLINE

A participação da família influencia positivamente o desempenho escolar dos alunos. Essa é a constatação feita a partir do cruzamento das notas com as respostas do questionário socioeconômico do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). O estudo foi divulgada ontem pelo Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação).
O exame foi aplicado no ano passado a uma amostra de 300 mil estudantes, da 4ª e 8ª do ensino fundamental e 3ª do ensino médio, das redes pública e privada. Os alunos fizeram provas de língua portuguesa e matemática.
Houve diferença de 17 pontos em língua portuguesa entre os estudantes da 4ª série que disseram ter os pais sempre atentos ao que ocorre na escola (172,9) e aqueles cuja família demonstra pouco interesse (156,3). A média foi 169,4.
Segundo o levantamento, 55,7% dessa série disseram que os responsáveis conversam sobre o cotidiano escolar, 36,2 % afirmaram que isso acontece de vez em quando e 6,8% que nunca ocorre.
Na prova de matemática também foi verificada a variação positiva para alunos cujos pais acompanham a vida escolar (179,9 contra 166,86). A média foi 177,13.

Cobrança
Os dados também apontam diferença no caso dos pais que cobram a lição de casa. Os alunos nessa condição tiveram, em média, 14 pontos a mais do que os outros (159,6 a 173,9). Dos estudantes da 4ª série, 64% declararam que seus pais ou responsáveis cobram que eles façam a lição, 25% disseram que isso ocorre de vez em quando e 10%, que nunca ocorre -1% não respondeu.
Alunos da 4ª série do ensino fundamental que disseram sempre ver a mãe lendo tiveram média de 20 pontos a mais em língua portuguesa (172,6 contra 152,6).
À medida que o aluno avança nas séries, a influência familiar no desempenho escolar diminui. Na 8ª série do ensino fundamental, a variação nos resultados na prova de língua portuguesa cai de 17 para 11 pontos (237 a 226) e para 10 (273 a 263) na 3ª série do médio.


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