São Paulo, terça, 28 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

MEIO AMBIENTE
Desde 92 ocorreram 27 ataques no litoral do Estado
Tubarão de 3 metros ataca e fere surfista em Pernambuco

da Agência Folha, em Recife

Um tubarão medindo cerca de três metros atacou domingo à noite, na praia da Boa Viagem, em Recife, o surfista Rodrigo Rocha de Menezes, 16, ferindo-o no pé esquerdo.
Menezes levou 30 pontos, mas não corre risco de perder o pé, segundo médicos que o atenderam.
Foi o segundo ataque de tubarão ocorrido em Pernambuco este ano. O anterior ocorreu em abril.
Desde setembro de 92 (quando se registrou o primeiro caso) até ontem já ocorreram 27 ataques no litoral do Estado. Oito pessoas morreram. Vinte e uma foram atacadas quando surfavam.
"Eu estava de costas, deitado na prancha. Quando senti o ataque, saí remando, disparado, gritando: Tubarão! Tubarão!", disse Menezes, ontem, no hospital.
"Quando sair daqui vou continuar surfando, mas em Boa Viagem nunca mais", afirmou ele.
O oceanógrafo Fábio Hazin, especialista em tubarões, disse que a maré alta favorece a aproximação do tubarão. Águas turvas são outro fator de risco dos ataques, segundo ele, porque os tubarões tenderiam a confundir os surfistas com suas presas tradicionais, como as tartarugas.
A área de risco de ataque de tubarão tem cerca de 30 quilômetros de extensão ao sul de Recife, atingindo cinco praias. Começa na praia do Paiva, município do Cabo, e vai até Pina e Boa Viagem (a praia mais frequentada do Estado), em Recife.
Desde 1996, por decreto do governo estadual, está proibida a prática, nessa área, de esportes aquáticos. Também há placas nas praias advertindo para o perigo dos ataques. (VANDECK SANTIAGO)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.