São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

No litoral e no Vale do Paraíba, já são 200 linhas

Telefones clonados em SP podem estar sendo usados por facção carioca

MARIA TERESA MORAES
DA FOLHA VALE

O registro de 11 novos casos de clonagem de telefones em Taubaté (130 km de São Paulo) elevou para três o número de cidades onde aparelhos particulares estariam sendo usados para contatos entre membros de facções criminosas do Rio de Janeiro, como o CV (Comando Vermelho), por meio de celulares, conforme investiga a Superintendência da Polícia Federal do Rio.
Com os novos casos, chega a 200 o número de aparelhos clonados por quadrilhas em Ubatuba (litoral norte), Jacareí (75 km de SP) e Taubaté, no Vale do Paraíba.
A suspeita da PF do Rio surgiu a partir da clonagem de 132 telefones em Jacareí -para os policiais, as quadrilhas estão fazendo contatos de dentro de presídios fluminenses, como Bangu 1, onde está preso o traficante Fernandinho Beira-Mar. As ligações feitas pelos telefones do Vale e do litoral norte são, em sua maioria, para números do Rio e de cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Petrópolis e Resende. As investigações são do serviço de inteligência da PF do Rio, com o auxílio da força-tarefa que atua no Estado.
Os primeiros casos foram registrados pelo Procon de Jacareí há três meses. Segundo o diretor da entidade, José Rubens de Souza, membros da quadrilha ligam para a casa dos clientes e se identificam como funcionários da operadora, alegando haver problemas técnicos na linha telefônica.
Os falsos atendentes pedem os documentos de identidade do titular da linha e que os clientes disquem um código. A partir daí, o próprio cliente habilita o serviço de transferência de chamadas no telefone. Instalado o sistema, os golpistas dizem que o aparelho não vai receber ligações por cerca de quatro dias. Isso possibilita que a quadrilha utilize as linhas para receber chamadas a cobrar de celulares habilitados no Rio.
Os clientes só percebem que foram lesados quando recebem as contas telefônicas. Em Jacareí, um aposentado que gasta cerca de R$ 40 por mês recebeu uma conta de R$ 19 mil. Há telefonemas para três cidades do Rio. O caso levou a Justiça de Jacareí a conceder uma liminar que isenta do pagamento 132 consumidores lesados. A Telefônica disse que já tomou medidas para evitar novos casos, mas elas não foram divulgadas por questão de segurança.


Texto Anterior: Mãe do suspeito diz que ainda não falou com ele
Próximo Texto: 22 Fogem de cadeia superlotada de Amparo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.