São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

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Pedágio urbano é descartado até 2004

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy se reuniu com especialistas em trânsito e transporte e descartou a implantação do pedágio urbano na atual gestão, que acaba em 2004.
A possibilidade havia sido cogitada depois da aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal, cujo texto determina, sem estabelecer prazos, a realização de estudos para analisar a viabilidade de implantação de "fonte alternativa de receita" que "onere os proprietários de veículos automotores privados".
O secretário dos Transportes, Carlos Zarattini, disse que a idéia foi descartada por Marta porque a população não terá nos próximos dois anos uma melhora "substancial" no transporte coletivo -apesar da promessa da prefeita de terminar as licitações dos ônibus e lotações ainda neste semestre e adotar novas regras do sistema a partir de julho de 2003.
"A visão da prefeita é contrária à implantação do pedágio urbano enquanto não houver uma melhora substancial no transporte", afirmou Zarattini. "Melhora substancial é as pessoas terem um transporte no qual elas podem optar e deixar os carros delas em casa. Não existe a previsão de ocorrer até 2004", disse.
O presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Francisco Macena, disse que, embora não seja uma medida a curto ou médio prazo, a ampliação da restrição veicular é uma tendência. "No futuro não só São Paulo como cidades do mundo inteiro terão mais medidas restritivas", afirmou Macena, que aponta uma redução de 100 km para 93 km na média de lentidão registrada no primeiro semestre de 2002 em relação ao mesmo período de 2001.
Entre os participantes da reunião de ontem com a prefeita estavam os especialistas Ailton Brasiliense, da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), Luiz Célio Botura, do Instituto de Engenharia, Nicolau Dionisio Fares Gualda, da Escola Politécnica da USP e Roberto Scaringella, ex-presidente e fundador da CET, um dos defensores do pedágio urbano.
Eles integrarão um fórum que se reunirá a cada dois meses com Marta e uma vez por mês com a CET e a Secretaria dos Transportes para discutir sugestões para a melhoria do transporte e do trânsito na cidade de São Paulo.

Atraso
À noite, a prefeita Marta Suplicy chegou 45 minutos atrasada à Faculdade de Engenharia e Administração (FEA/USP), onde faria uma palestra sobre como administrar São Paulo. "Queria pedir desculpas. O trânsito é muito ruim nesta cidade", disse a prefeita a cerca de 500 estudantes que a aguardavam no auditório na faculdade.


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