|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pedágio urbano é descartado até 2004
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeita Marta Suplicy se reuniu com especialistas em trânsito
e transporte e descartou a implantação do pedágio urbano na atual
gestão, que acaba em 2004.
A possibilidade havia sido cogitada depois da aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal, cujo texto determina, sem estabelecer prazos, a realização de estudos para analisar a viabilidade de implantação de "fonte alternativa
de receita" que "onere os proprietários de veículos automotores
privados".
O secretário dos Transportes,
Carlos Zarattini, disse que a idéia
foi descartada por Marta porque a
população não terá nos próximos
dois anos uma melhora "substancial" no transporte coletivo
-apesar da promessa da prefeita
de terminar as licitações dos ônibus e lotações ainda neste semestre e adotar novas regras do sistema a partir de julho de 2003.
"A visão da prefeita é contrária à
implantação do pedágio urbano
enquanto não houver uma melhora substancial no transporte",
afirmou Zarattini. "Melhora
substancial é as pessoas terem um
transporte no qual elas podem
optar e deixar os carros delas em
casa. Não existe a previsão de
ocorrer até 2004", disse.
O presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego),
Francisco Macena, disse que, embora não seja uma medida a curto
ou médio prazo, a ampliação da
restrição veicular é uma tendência. "No futuro não só São Paulo
como cidades do mundo inteiro
terão mais medidas restritivas",
afirmou Macena, que aponta uma
redução de 100 km para 93 km na
média de lentidão registrada no
primeiro semestre de 2002 em relação ao mesmo período de 2001.
Entre os participantes da reunião de ontem com a prefeita estavam os especialistas Ailton Brasiliense, da ANTP (Associação
Nacional dos Transportes Públicos), Luiz Célio Botura, do Instituto de Engenharia, Nicolau Dionisio Fares Gualda, da Escola Politécnica da USP e Roberto Scaringella, ex-presidente e fundador da
CET, um dos defensores do pedágio urbano.
Eles integrarão um fórum que
se reunirá a cada dois meses com
Marta e uma vez por mês com a
CET e a Secretaria dos Transportes para discutir sugestões para a
melhoria do transporte e do trânsito na cidade de São Paulo.
Atraso
À noite, a prefeita Marta Suplicy
chegou 45 minutos atrasada à Faculdade de Engenharia e Administração (FEA/USP), onde faria uma palestra sobre como administrar São Paulo. "Queria pedir
desculpas. O trânsito é muito ruim nesta cidade", disse a prefeita a cerca de 500 estudantes que a aguardavam no auditório na faculdade.
Texto Anterior: Marta não deve vetar emendas a projeto Próximo Texto: Administração: Blitz contra publicidade ilegal começa hoje Índice
|