São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIGARRO

90% dos fumantes são contra fumar em ambientes fechados, afirma pesquisa
Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, mostra que quase 90% dos fumantes são a favor de proibir cigarro em ambientes fechados. O levantamento foi feito em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em Manaus, Belém, Fortaleza, Natal e Campo Grande, o percentual fica próximo dos 100%.
Segundo o Inca, foram entrevistadas 23.477 pessoas, mas só foram consideradas as respostas de cerca de 2.500 -classificadas como fumantes regulares.
Dessas, 63,7% acreditam que não se deve permitir o fumo em restaurantes e 80,8% acham que deveria ser proibido fumar nas dependências de escolas.
Amanhã, durante as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, será lançada a nova campanha do Inca, cujo slogan será "Fumar é gol contra".
O alvo são os jovens, já que 90% dos fumantes adultos tornaram-se dependentes do fumo até os 19 anos.
Segundo estudos realizados em 2003 pelo Inca, as campanhas institucionais conseguiram reduzir o número de fumantes, já que em 1989 a proporção de fumantes era de 32% e hoje é de 18,8%, inferior às registradas no Canadá e nos EUA.
(DA REDAÇÃO E DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Panorâmica - Campanha: Na primeira semana, 11,5 milhões de crianças são imunizadas contra o pólio
Próximo Texto: Migrantes: Italianos fazem hoje festa para o bairro da Mooca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.