São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kassab apresenta maquete para começar a quebrar resistências

DE SÃO PAULO

Com a apresentação do projeto para o terreno do Itaim Bibi, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) pretende começar a reduzir a resistência à proposta de trocar a área em local nobre da cidade por creches na periferia.
Os primeiros a verem a maquete foram vizinhos da área. Um dos argumentos que a prefeitura acredita que será derrubado com o projeto é o de que a área verde do quarteirão será suprimida.
A área verde do terreno, que hoje é de cerca de 20%, será ampliada para 50%. Além disso, a população terá acesso ao parque. O local hoje é fechado ao público.
Nos próximos dias, a maquete será levada também ao Condephaat (órgão estadual de preservação do patrimônio histórico), que abriu processo de tombamento do terreno e "congelou" a área.
Enquanto esse processo não for concluído, a área não pode sofrer qualquer alteração sem autorização do órgão. Isso não impede a venda, mas o mercado perde interesse no terreno se não tiver certeza de que poderá fazer obras ali.
Após a decisão do Condephaat, a prefeitura espera reverter uma decisão de primeira instância da Justiça contra o projeto. O juiz Adriano Marcos Laroca concedeu liminar com o argumento de que o terreno não pode ser vendido porque há um processo de tombamento em andamento.
São essas as únicas pendências relacionadas ao terreno. A Câmara Municipal já aprovou a venda do imóvel.
Caso as questões no Condephaat e na Justiça sejam resolvidas, a prefeitura pode imediatamente abrir uma licitação para efetivar o negócio. Levará o terreno, estimado em pelo menos R$ 300 milhões, quem oferecer o maior número de creches -serão aceitas, no mínimo, 200.
O estudo da JHSF prevê que os apartamentos terão 650 m˛ de área -um por andar, sem contar as quatro coberturas duplex ou triplex- e estão previstas oito vagas de garagem para cada um.
A própria JHSF tem, no mesmo quarteirão, um prédio residencial em construção, com projeto do renomado arquiteto norte-americano Daniel Libeskind. Cada apartamento nesse prédio custa cerca de R$ 12 milhões.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Investigador de seguro se sofistica para caçar fraudes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.